Resenha de Com amor, Anthony – Lisa Genova

livro-com-amor-anthony-lisa-genova

Após a morte do filho autista Anthony, Olivia se divorcia do marido, David, e se refugia na ilha de Nantucket, onde espera encontrar a paz que precisa para superar a dor da perda. Enquanto isso, Beth, que vive na ilha há muitos anos, não pensa duas vezes em se separar de Jimmy, seu marido e pai de suas três filhas, após descobrir a traição de longa data. Sem saberem da existência uma da outra, Olivia e Beth tentam reencontrar a si mesmas, sem saber se isso é possível após tantas reviravoltas da vida. É quando o caminho das duas se cruzam e, de formas inesperadas, elas encontram respostas para muitas de suas perguntas.

Eu já havia lido Para Sempre Alice Nunca Mais Rachel, em que Lisa Genova abordam o mal de Alzheimer e a Negligência Esquerda, respectivamente, e adorado a escrita direta da autora e a forma como ela, que é neurocientista, explica as condições de maneira didática e dinâmica. Por isso, eu já sabia mais ou menos o que esperar de Com amor, Anthony. Mas Lisa conseguiu não apenas atender minhas expectativas, como também superá-las. A forma como a autora narrou e conectou as histórias de Beth e Olivia me lembrou bastante o estilo de Liane Moriarty, o que é um elogio e tanto, já que adoro O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras.

Seguindo a linha dos outros dois livros, Com amor, Anthony aborda o Autismo. No entanto, embora seja o assunto central da trama, a condição não é o ponto principal da história. Vou tentar explicar melhor: depois de ler o livro, posso dizer que tenho uma noção muito melhor sobre o Autismo; no entanto, ao mesmo tempo em que dá detalhes sobre a condição, Lisa Genova também é capaz de se aprofundar em outras temáticas, tornando a obra muito mais rica em termos literários e tridimensional.

Em Para Sempre Alice Nunca Mais Rachel, a autora já abordou temas como vida a dois (principalmente em relação às consequências das doenças) e maternidade e, em Com amor, Anthony, ela não apenas se aprofunda ainda nestas temáticas, como também trata de outros assuntos delicados, como traição e luto.

No entanto, para mim, o maior mérito da obra é a forma como a autora focou menos na interação marido e mulher. Ela optou por mergulhar no universo em que suas personagens não são mais esposas ou mães, o que, apesar de todas as dificuldades e da tristeza, lhes devolve a possibilidade de serem apenas Beth e Olivia. E é por isso que Com amor, Anthony é uma história sobre se redescobrir e sobre o amor em toda sua complexidade, e as inúmeras formas, boas e ruins, que existem de demonstrá-lo.

Título original: Love Anthony
Editora:
Nova Fronteira
Autor:
 Lisa Genova
Publicação original: 2012

6 comments

  1. […] Com amor, Anthony, Lisa Genova Adoro os livros de Lisa Genova, mas eles dificilmente estariam na minha lista de favoritos da vida. Com amor, Anthony não foge à regra, mas, como 2016 não está sendo um ano de muitas leituras arrebatadoras, ele entra no top 5 sem grandes esforços. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s