Resenha de Nunca Mais Rachel – Lisa Genova

IMG_3507

Aos 37 anos, Rachel Nickerson é uma workaholic ambiciosa e muito bem-sucedida, que faz mil coisas ao mesmo tempo para dar conta dos três filhos pequenos, Charlie, Lucy e Linus. Ela sabe que precisa diminuir o ritmo, no entanto, ignora todos os sinais, até o dia em que sofre um grave acidente de carro. Rachel sobrevive à uma séria lesão cerebral, mas não livre de sequelas: devido ao trauma, ela passa a sofrer de Negligência Esquerda, ou seja, começa a ignorar tudo o que está ao seu lado esquerdo – inclusive seu próprio corpo. Impossibilitada de voltar ao trabalho, Rachel é obrigada a diminuir o ritmo, e é quando descobre que negligenciou muito mais coisas nos últimos anos do que imaginava.

>> Encontre o melhor preço de Nunca Mais Rachel

Antes do acidente acontecer, Lisa Genova retrata o dia a dia atribulado de Rachel, abordando bastante não apenas a rotina de trabalho, como também – e principalmente – a relação da personagem com a maternidade. Confesso que achei a parte pré-acidente do livro um pouco longa, mas também entendo que ela seja necessária justamente para mostrar a negligência da protagonista com sua própria vida e bem-estar. Assim como Alice, de Para Sempre Alice, Rachel é uma mulher ativa, dona de si e que dá muito valor ao intelecto, por isso, depender quase que totalmente de terceiros a faz se sentir mais debilitada – ou seria inválida a palavra certa? – do que realmente está e até humilhada.

Mais uma vez, por ser neurocientista por formação, a autora foi capaz de retratar a doença de maneira realista, o que ajuda a evitar a pieguice e os clichês. Ao se ver 100% lúcida (diferente de Alice, que sofre de Alzheimer), porém completamente debilitada fisicamente, Rachel encontra em suas dificuldades a chance não apenas de, ironicamente, reaver sua vida, mas também de se reconectar com a mãe e de compreender o filho Charlie, diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. E se o desfecho de Para Sempre Alice deixou a desejar, o final de Nunca Mais Rachel é ideal – plausível e realista, mas cheio de esperança.

Rachel é uma personagem forte, obstinada e de espírito vencedor, mas ainda humana, e Lisa Genova foi capaz de retratar com muita honestidade sua batalha cheia de altos e baixos, que transita entre a autopiedade, a raiva, o comodismo, a aceitação e muitos outros sentimentos conflitantes. Nunca Mais Rachel é, na verdade, uma metáfora sobre o quanto negligenciamos a nós mesmos e nossas vontades. É também sobre perdoar aos outros e a si mesmo e entender que aceitar as situações como elas são não é sinônimo de desistir: é lutar com sabedoria.

Título original: Left Neglected
Editora: Nova Fronteira
Autor: Lisa Genova
Ano: 2011
Páginas: 287
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 5 estrelas

*Descobri via Goodreads que, no livro em inglês, a protagonista é Sarah, em vez de Rachel. Enviei um e-mail à editora Nova Fronteira, responsável pela publicação da obra no Brasil, e eles me informaram que essa foi uma decisão editorial da casa.

**Acredito que a editora Nova Fronteira tenha optado por “traduzir” Left Neglected para Nunca Mais Rachel para “combinar” com Para Sempre Alice. No entanto, acho importante ressaltar a inteligência do título original, que, acredito eu, se refere não apenas à doença, mas também à situação da protagonista, que foi negligenciada por si mesma.

Veja mais livros de Lisa Genova

Anúncios

4 thoughts on “Resenha de Nunca Mais Rachel – Lisa Genova

  1. Olá.
    Vi o livro hoje em um feira e fiquei em dúvida se comprava… Comecei a procurar resenhas sobre a estória e gostei mto da forma que descreveu o livro.
    Vou voltar la e comprar..
    Bjus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s