O Segredo do Meu Marido – Liane Moriarty

o-segred-do-meu-marido

Cecilia Fitzpatrick pode ser considerada a dona de casa ideal: mãe de três meninas, Isabel, Esther e Polly, e esposa de John-Paul, ela se divide entre o emprego de consultora da Tupperware, a presidência da Associação de Pais da Escola e diversas tarefas do dia a dia. Sempre alegre e prestativa, Cecilia parece levar a vida perfeita. Mas tudo pode mudar quando ela encontra uma carta de John-Paul, que contém um grande segredo e só deve ser aberta na ocasião da morte dele.

osegredodomeumarido

Rachel Crowley convive com o peso da morte da filha, Janie, assassinada quando ainda era adolescente, e não se conforma com o fato de que, quase 30 anos depois do ocorrido, ainda não sabe quem foi o responsável pelo crime. Viúva, Rachel é também mãe de Rob, de quem não é exatamente muito próxima, enquanto o neto, Jacob, é a única alegria de sua vida. No entanto, até mesmo isso está prestes a ser tomado de Rachel: Rob e a esposa, a executiva Lauren, estão de mudança para Nova York.

Tess O’Leary é casada com Will, com quem tem o pequeno Liam, e acredita levar uma vida familiar exemplar. No entanto, quando o marido e Felicity, prima e melhor amiga de Tess, anunciam que estão apaixonados, o mundo parece desmoronar. Com a desculpa de cuidar da mãe, que está com o tornozelo quebrado, em Sidney, Tess deixa Melbourne, Will e Felicity para trás. Traumatizada pelo divórcio dos próprios pais, ela precisa descobrir se vale a pena manter o casamento pela felicidade de Liam.

O Segredo do Meu Marido não estava na minha wishlist, mas, depois que a editora Intrínseca me enviou o livro, pensei em ler, já que a sinopse prometia uma história cheia de segredos e surpresas. No entanto, foi a resenha da Julia G, do Conjunto da Obra, que realmente me deu ânimo para começar a leitura, já que ela teve as mesmas primeiras impressões que eu. Antes de falar da trama em si, quero dizer que as letrinhas miúdas do livro me cansaram antes mesmo de começar a lê-lo, no entanto, conforme avançava nas páginas, se tornaram um detalhe praticamente imperceptível. Durante a leitura, os dilemas e pitadas históricas me fizeram lembrar de Jojo Moyes (de A Última Carta de Amor), enquanto as questões familiares e maternais das personagens me levaram a Emily Giffin (de O Noivo da Minha Melhor Amiga). A essas características, some ainda doses certeiras de mistério e humor ácido, que tornam a trama ainda mais cativante.

Como é narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de Cecilia, Rachel e Tess em capítulos alternados (às vezes, duas em um só capítulo), a história demora um pouco para engrenar, já que é preciso contextualizar não apenas uma personagem, mas três. No entanto, muito antes da metade do livro, a leitura já se torna bastante fluida. O segredo que dá título à obra de Liane Moriarty é rodeado de mistério, mas logo é desvendado – na hora certa, diga-se de passagem -, deixando em seu lugar o dilema, as questões morais e as repercussões.

Adorei a forma como a autora interligou as histórias de Cecilia, Rachel e Tess e, apesar de o grande segredo ser o fio condutor da obra, pode-se dizer que a forma como cada personagem lida com a maternidade  e a família é também o que une as três mulheres da trama. Cecilia e Rachel estão extrema, direta e indiretamente ligadas na história, enquanto Tess fica um pouco mais avulsa. No entanto, acho que ela é a responsável por trazer uma leveza ao enredo, além de causar uma identificação maior com o leitor.

Enquanto eu lia O Segredo do Meu Marido, achei que sabia mais ou menos o que iria acontecer no final. No entanto, fui completamente pega de surpresa por uma reviravolta enorme. Se o livro tivesse terminado como eu previa, já teria valido muito a pena pela amarração dos fatos e personagens. Mas o desfecho criado por Moriarty tornou a história ainda mais incrível. A obra acabaria bem aí, no entanto, um epílogo traz surpresas ainda maiores e incita reflexões interessantes não apenas sobre as histórias de Rachel, Cecilia e Tess, mas também a nossa própria.

Título original: The Husband’s Secret
Editora: Intrínseca
Autor: Liane Moriarty
Ano: 2013
Páginas: 364
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 4 estrelas

Veja mais livros de Liane Moriarty

SELO BLOG

Anúncios

9 thoughts on “O Segredo do Meu Marido – Liane Moriarty

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s