Resenha de Ainda sou eu (Como eu era antes de você #3) – Jojo Moyes

Louisa Clark tem uma nova chance de recomçar, mas, desta vez, em Nova York. Na Big Apple, Lou será a assistente de Agnes, a jovem esposa de Leonard Gopnik, um dos homens ricos da cidade. Tudo parece bom demais para ser verdade, até que Lou descobre que manter um relacionamento a distância é muito mais difícil do que ela esperava. E então, mais uma vez, ela precisa descobrir quem é a verdadeira Louisa Clark.

Como eu era antes de você não precisava de Depois de você, como também não precisava de Ainda sou eu. Mas Jojo Moyes nunca decepcionou. A autora foi corajosa e, ao “contrariar” os leitores, criou uma metáfora ao egoísmo do ser humano. Afinal, quem não desejou que Will Traynor se contentasse com sua existência pela metade só para que pudesse fazer Lou feliz? E quantos de nós não se recusaram a saber o que aconteceria com Lou só porque sabíamos que o futuro dela nunca mais teria Will?

No entanto, acredito que Jojo Moyes só tenha continuado a série porque tinha plena consciência da personagem que criou. E estava certa! Porque além de real e tridimensional, Lou é tão querida e carismática, que reencontrá-la é sempre um prazer! E mais do que isso: depois de tudo o que passou, ela realmente merecia a redenção e a oportunidade de se tornar quem realmente é. É difícil “shipppar” os relacionamentos amorosos de Lou, mesmo (ou “ainda mais”) quando ele traz tanto do passado. Mas essa é mais uma jogada de mestre: tanto a personagem quanto os leitores vivem à sombra de Will, o que torna a dor do luto mais compreensível e até palpável. E se você tem a sorte de nunca ter perdido uma pessoa querida, acredite, essa é uma boa amostra.

Em Ainda sou eu, Lou continua a nos presentear com bom humor, bondade, generosidade, alegria e looks excêntricos. Mas também conhecemos uma nova Lou, mais forte, ousada e independente – como Will sempre imaginou que ela poderia ser. Ao chegar ao final do livro, entendi que Como eu era antes de você nunca foi uma história sobre Will Traynor e, sim, sobre Louisa Clark. Com ela, sorrimos, choramos, nos revoltamos, cantamos a Canção Molahonkey, ganhamos meias de abelha, fomos a Londres, Paris, Nova York… E, enfim, aprendemos que custa caro descobrir quem realmente somos e, muitas vezes, isso significa deixa muito para trás… Mas viver uma vida infeliz custa ainda mais. E, como diria Will Traynor, “você só vive uma vez”.

Título original: Still me
Editora: Intrínseca
Volumes anteriores: Como eu era antes de você e Depois de você
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2018
Páginas: 396
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

6 pensamentos sobre “Resenha de Ainda sou eu (Como eu era antes de você #3) – Jojo Moyes

  1. É realmente o que você falou : “Como eu era antes de você nunca foi uma história sobre Will Traynor e, sim, sobre Louisa Clark. ”
    Quando li, Como eu era antes de você, desejei varias coisas… Que will não morresse é óbvio! Que ressuscitasse… Que fosse “milagrosamente curado” e que nunca tivesse lido esse livro!
    Na verdade eu estanquei na parte da morte e não prosseguir as paginas por um bom tempo ( algumas horas… Bom … na verdade foram minutos, só sou um pouco exagerada) não aceitava um fim diferente dos contos de fadas sabe?! E viveram felizes para sempre?! Tudo não acaba bem nos livros e filmes?!
    Aí pensei … É a vida!!! Mas em ‘depois de você’ tive a esperança will de novo! Irmão gêmeo ou qualquer coisa! Só que jojo nos surpreende sempre! Lembro de uma musica: a vida continua, os caminhos não são tão simples temos de seguir… A distancia entre nos não pode separar, e o que eu sinto por você não vai passar…
    Alemdolivro ganhou uma leitora voraz agora!!!

  2. Concordo com a resenha. Mas o Segundo Livro não me impressionou muito. E não tem muita chance de que eu leia o terceiro. Se for pra escrever um quarto livro, espero que o título seja “Finalmente Eu”, para a crise de identidade dela melhorar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s