Resenha de Depois de você (Como eu era antes de você #2) – Jojo Moyes

img_2817

Após perder Will Traynor, Louisa Clark luta para cumprir a promessa que fez a ele: a de apenas viver. No entanto, o simples fato de respirar parece difícil demais em um mundo que já não abriga mais o homem que aprendeu a amar. Depois de viajar por alguns países, Lou compra um apartamento em Londres e passa a trabalhar como garçonete no pub do aeroporto. É quando um acidente transforma novamente sua vida, fazendo-a voltar para a casa da família e encarar novos desafios, que incluem desde a difícil tarefa de superar o luto até encontrar um novo amor.

>> Encontre o melhor preço de Depois de você

Quando Jojo Moyes anunciou que lançaria Depois de você, simplesmente detestei a ideia, porque sempre acreditei que Como eu era antes de você era um stand alone redondo e perfeito. Para agravar ainda mais a situação, Um mais um, o mais recente livro da autora, me decepcionou demais e ficou difícil esperar algo realmente bom de Depois de você. Mas é claro que a curiosidade de saber o que aconteceria com Lou Clark crescia a cada dia e foi até difícil esperar o livro sair em português. E eis que, para a minha felicidade e alívio, a continuação de Como eu era antes de você poderia até ser dispensável, mas é absolutamente encantadora.

A primeira coisa a ressaltar é a coragem de Jojo Moyes. Primeiro por querer escrever Depois de você (porque vamos combinar que Como eu era antes de você chega a ser traumatizante). E depois por envolver Lou em uma nova história de amor – que, verdade, não chega nem aos pés de Will, mas, ao mesmo tempo, também não o “desrespeita”. Will, aliás, é uma presença constante no livro, que o reconstrói e, ao mesmo tempo em que leva o leitor de volta a Como eu era antes de você, também apresenta novas facetas do personagem.

Apesar de conter romance, sim, Depois de você é muito mais uma história sobre perda e reconstrução – e não apenas de Lou. Sempre chamei a atenção para o ponto de vista de Camilla Traynor, que foi extremamente desagradável em muitos momentos, mas que talvez estivesse sofrendo de formas inimagináveis. E em Depois de você, fica claro o quanto perder um filho da maneira como ela perdeu pode derrubar até mais forte das mulheres. Lou também se redime e é importante frisar que suas transformações não acontecem de uma hora para outra, adicionando aquela pitada de realidade à história.

Previsível e ao mesmo tempo surpreendente, a sequência de Como eu era antes de você é repleta de reviravoltas e tramas paralelas. E mais do que uma continuação desnecessária, é um passo a passo doloroso e cheio de saudade sobre como nunca superamos a perda daquelas que amamos, apenas nos acostumamos e, entre recaídas, aprendemos a conviver com essa cicatriz. No final das contas, Depois de você é um tributo a Will e ao luto, que só existe porque houve vida e muito amor.

Título original: After You
Editora: Intrínseca
Volume anterior: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2015
Páginas: 318
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 5 estrelas

Veja mais livros de Jojo Moyes

selo-2015

Anúncios

12 pensamentos sobre “Resenha de Depois de você (Como eu era antes de você #2) – Jojo Moyes

  1. Nossa Nádia, se eu te contar que esse domingo me deparei com esse livro na Saraiva, você não iria acreditar! Muita coincidência você falar desse livro 2 dias depois! Hahaha. Quase o comprei, mas me segurei pois tenho muitos para ler ainda e seria só mais um a se acumular na minha prateleira. Como sempre adorei sua resenha! Sucesso! :)

  2. Gostei bastante do final final! (agora já terminei então posso ler e falar hahahhaa)

    De fato, é um livro que não precisava ser escrito, mas que pelo menos matou a curiosidade de todo mundo. O fato de a vida da Lou não ser aquele conto de fadas europeu que todos nós esperávamos depois do epílogo foi um balde de água fria e mais uma lição de que nem tudo acaba mesmo saindo como a gente quer. Não é tão fácil assim LET IT GO.

    Agora, Sam = meeh meeh

    hahahahaha

    beijos!!!

  3. Eu li ambos os livros e os adorei, mas deixou um gostinho de quero mais!! Acho que vai haver continuação, o que vocês acham??

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s