Após perder Will Traynor, Louisa Clark luta para cumprir a promessa que fez a ele: a de apenas viver. No entanto, o simples fato de respirar parece difícil demais em um mundo que já não abriga mais o homem que aprendeu a amar. Depois de viajar por alguns países, Lou compra um apartamento em Londres e passa a trabalhar como garçonete no pub do aeroporto. É quando um acidente transforma novamente sua vida, fazendo-a voltar para a casa da família e encarar novos desafios, que incluem desde a difícil tarefa de superar o luto até encontrar um novo amor.
Quando Jojo Moyes anunciou que lançaria Depois de você, simplesmente detestei a ideia, porque sempre acreditei que Como eu era antes de você era um stand alone redondo e perfeito. Para agravar ainda mais a situação, Um mais um, o mais recente livro da autora, me decepcionou demais e ficou difícil esperar algo realmente bom de Depois de você. Mas é claro que a curiosidade de saber o que aconteceria com Lou Clark crescia a cada dia e foi até difícil esperar o livro sair em português. E eis que, para a minha felicidade e alívio, a continuação de Como eu era antes de você poderia até ser dispensável, mas é encantadora.
A primeira coisa a ressaltar é a coragem de Jojo Moyes. Primeiro por querer escrever Depois de você (porque vamos combinar que Como eu era antes de você chega a ser traumatizante). E depois por envolver Lou em uma nova história de amor – que, verdade, não chega nem aos pés de Will, mas, ao mesmo tempo, também não o “desrespeita”. Will, aliás, é uma presença constante no livro, que o reconstrói e, ao mesmo tempo em que leva o leitor de volta a Como eu era antes de você, também apresenta novas facetas do personagem.
Apesar de conter romance, sim, Depois de você é muito mais uma história sobre perda e reconstrução – e não apenas de Lou. Sempre chamei a atenção para o ponto de vista de Camilla Traynor, que foi extremamente desagradável em muitos momentos, mas que talvez estivesse sofrendo de formas inimagináveis. E em Depois de você, fica claro o quanto perder um filho da maneira como ela perdeu pode derrubar até mais forte das mulheres. Lou também se redime e é importante frisar que suas transformações não acontecem de uma hora para outra, adicionando aquela pitada de realidade à história.
Previsível e ao mesmo tempo surpreendente, a sequência de Como eu era antes de você é repleta de reviravoltas e tramas paralelas. E mais do que uma continuação desnecessária, é um passo a passo doloroso e cheio de saudade sobre como nunca superamos a perda daquelas que amamos, apenas nos acostumamos e, entre recaídas, aprendemos a conviver com essa cicatriz. No final das contas, Depois de você é um tributo a Will e ao luto, que só existe porque houve vida e muito amor.
Título original: After You
Editora: Intrínseca
Volume anterior: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Publicação original: 2015
Não tive condições de ler o primeiro, sabia que ia chorar direto por uns 3 dias(depois de só assistir o trailer, chorei, hehe), por isso dei o meu livro, hehehe
https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/blog/
O filme será tenso, hahaha! Mas “gosto” de sofrer, haha
Nossa Nádia, se eu te contar que esse domingo me deparei com esse livro na Saraiva, você não iria acreditar! Muita coincidência você falar desse livro 2 dias depois! Hahaha. Quase o comprei, mas me segurei pois tenho muitos para ler ainda e seria só mais um a se acumular na minha prateleira. Como sempre adorei sua resenha! Sucesso! :)
Obrigada, flor!
E coincidência mesmo! Espero que, quando puder ler, leia e goste :D
Não vou ler até ler pq já pesquei umas coisas e eu gosto de ler ignorante! Hahahah
Gostei bastante do final final! (agora já terminei então posso ler e falar hahahhaa)
De fato, é um livro que não precisava ser escrito, mas que pelo menos matou a curiosidade de todo mundo. O fato de a vida da Lou não ser aquele conto de fadas europeu que todos nós esperávamos depois do epílogo foi um balde de água fria e mais uma lição de que nem tudo acaba mesmo saindo como a gente quer. Não é tão fácil assim LET IT GO.
Agora, Sam = meeh meeh
hahahahaha
beijos!!!
Sim, e no fim, a Jojo foi muito corajosa de ter escrito esse livro. Meu único medo mesmo era ser tipo Um mais um, e isso definitivamente não foi, então tá tudo certo, haha!
Beijos
[…] Roth Depois de você, Jojo […]
Eu li ambos os livros e os adorei, mas deixou um gostinho de quero mais!! Acho que vai haver continuação, o que vocês acham??
Eu espero que não tenha! Para mim, Depois de você já é um livro que não deveria existir, embora seja fofo e tudo mais!
[…] Depois de você […]
[…] a possibilidade de adaptação de Depois de você, a autora confessou que já teve “vagas discussões” sobre o assunto. Mas ela acredita […]
[…] eu era antes de você não precisava de Depois de você, como também não precisava de Ainda sou eu. Mas Jojo Moyes nunca decepcionou. A autora foi […]
[…] Depois de você […]