Como eu era antes de você – Jojo Moyes

como_eu_era_antes_de_vc

Louisa Clark já chegou aos 26 anos, mas ainda mora com os pais, trabalha como garçonete em um café de sua pequena cidade do interior da Inglaterra, não pretende voltar a estudar e namora Patrick, que é viciado em atividades físicas e não dá sinais de que quer levar o romance um passo a frente. Já Will Traynor está com 35 anos, é um empresário bem-sucedido, rico, ambicioso e ama esportes de aventura. A princípio, Lou e Will não têm nada em comum, mas o destino trata de unir a vida dos dois. Após perder o emprego no café, Lou aceita trabalhar como cuidadora de Will, que ficou preso a uma cadeira de rodas após um trágico acidente. No início, os dois não se dão muito bem, mas, aos poucos, eles vão aprender a conviver e ensinar muito um ao outro.

comoeueraantesdevoce

A trama de Como eu era antes de você em si não tem muito em comum com A Última Carta de Amor, outro romance que li de Jojo Moyes. No entanto, a essência da história, que é a força do amor, é bastante similar. Mais uma vez, a autora conseguiu criar personagens profundos e envolvê-los em um roteiro denso e complicado.

Assim como A Última Carta de Amor, Como eu era antes de você também é narrado em primeira pessoa por diversos personagens: Louisa, Camilla (mãe de Will), Nathan (enfermeiro de Will), Steven (pai de Will) e Katrina (irmã de Louisa). O fato de Will não narrar nenhum capítulo, para mim, é uma alusão à maior queixa do personagem: o fato de que, ironicamente, ninguém parece exatamente interessado nas opiniões dele sobre os assuntos que dizem respeito, principalmente, a ele.

Com um roteiro incrível e surpreendente, Como eu era antes de você é envolvente, chocante, sincero e arrebatador. Assim como Extraordinário, de R. J. Palacio, nos faz refletir sobre preconceito, egoísmo, compaixão e compreensão com relação àqueles que estão em condições que, por mais que tentemos, não conseguimos mensurar a verdadeira dimensão delas. Nos faz pensar sobre o que realmente é o amor e do que podemos abrir mão por ele.

Título original: Me Before You
Editora: Intrínseca
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2012
Páginas: 318
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 5 estrelas

Veja mais livros de Jojo Moyes

Anúncios

27 thoughts on “Como eu era antes de você – Jojo Moyes

  1. Falei q ia passar aqui qndo chegasse em casa. hahahaha
    Esse livro qndo eu o li, me lembrou mto o filme da Julia Roberts q ela é enfermeira de um paciente com cancer, e eles acabam se apaixonando. Acho q o pior desse livro é vc tentar lutar contra oq o personagem quer, juro q fiquei com mta raiva do Will, mas dps a gente acaba entendendo o lado dele… Enfim, to louca pro próximo livro dela q sai em 2014!
    2014 vai ser o ano dos livros acho… =D
    Bjo

    1. \o/
      Sim, você mantém a esperança até o finalzinho, mas a verdade é que se ela se rendesse ao clichê, a obra perderia todo o significado. E é esse desfecho que nos faz realmente entender o lado do Will e também o da Louise.

  2. Eu chorei demais com o final desse livro, fiquei com raiva de Will pois mesmo naquela condição encontrou alguém que o amava de verdade e jogou fora. A parte que mais gostei foi da festa, que ela sentou no colo dele e rolou o maior clima, achei que eles ficariam juntos no final depois disso.
    Mas realmente é um livro muito bom, passei a olhar os cadeirantes de outra forma depois dessa leitura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s