Resenha de Pá de Cal – Gustavo Ávila

img_4074

Em uma vila misteriosa, seis pessoas acordam sem memória, cada um em uma casa diferente. Em cada residência, há uma caixa trancada e um bilhete que diz que, para descobrir quem são, é preciso reunir as seis chaves para abrir o recipiente e recuperar as memórias. O problema é que apenas um deles poderá descobrir quem é.

Durante a leitura de Pá de Cal, foi difícil não relacionar elementos da história com livros como Jogos VorazesDivergente Ser feliz e também com o filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças. E o resultado desta combinação foi uma trama original e que permitiu que Gustavo Ávila abordasse, mais uma vez, a ambição sem limites e a megalomania, que parecem cada vez mais intrínsecas ao ser humano e potencialmente perigosas.

Por ser uma short story, é natural que Pá de Cal tenha ritmo acelerado e que tudo aconteça muito rápido. No entanto, acho que o autor dispunha de material para estender um pouco mais a história, mantendo-a uma short story, mas também tornando-a ainda mais envolvente, atrativa e complexa.

Como O Sorriso da Hiena, thriller de estreia de Gustavo Ávila, Pá de Cal conta com o teor doentio e a discussão moral (e infinita) sobre o que é permitido fazer em prol de um bem teoricamente maior. Afinal, tudo tem um lado bom e outro ruim e a escolha nunca é fácil – muitas vezes, aliás, é impossível.

Título original: Pá de Cal
Autor: Gustavo Ávila
Publicação original: 2015

3 comments

    • Gostei bastante de O Sorriso da Hiena e Pá de Cal não deixou a desejar. É o que disse na resenha… Poderia até ter desenvolvido um pouco mais, mas ok!
      Se ler algo dele, me conta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s