Presentes da Vida – Emily Giffin

ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DE O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA!

IMG_4150

Darcy Rhone tinha tudo o que uma mulher poderia querer: Dex, o noivo perfeito, Rachel, a melhor amiga leal, e um emprego glamouroso em Nova York. No entanto, tudo mudou quando Dex cancelou o casamento dos sonhos para ficar com Rachel e deixou Darcy, grávida de outro homem, para trás. Inconformada por, pela primeira vez na vida, ser colocada em segundo plano, Darcy decide, como sempre, esnobar a todos e viver sua vida de glamour em Londres, com o amigo de longa data, Ethan. No entanto, quando desembarca na cidade, Darcy descobre que nem tudo – ou quase nada – será chique e luxuoso na terra da Rainha.

presentes

Como a Emily Giffin é uma das minhas autoras preferidas, eu já havia lido Presentes da Vida em 2011, em inglês, logo após ler O Noivo da Minha Melhor Amiga, primeiro da série de companion books. Mas, quando o livro foi lançado aqui no Brasil, quis completar a coleção em português e pensei “por que não reler?”. Há três anos, eu já havia gostado bastante de Presentes da Vida e, desta vez, não foi diferente. Embora Emily Giffin já tenha provado ter a habilidade de narrar a mesma história sob pontos de vista diferentes – a autora usa o recurso em Questões do Coração Laços Inseparáveis -, no companion book de Noivo da Minha Melhor Amiga, ela se supera. Afinal, quão arriscado é contar a continuação de uma história sob o ponto de vista da “vilã”?

Era amor como verbo, como Rachel costumava dizer. Amor que me fazia mais paciente, mais leal e mais forte.

Bem, pode até ser arriscado, mas Emily transformou o risco em acerto em cheio. Porque é claro que depois de tudo o que acontece em O Noivo da Minha Melhor Amiga, é praticamente impossível começar a leitura de Presentes da Vida gostando de Darcy – até porque a nova protagonista continua cometendo erros até piores do que os anteriores. Mas é exatamente aí que está o grande trunfo do livro: os erros humanizam Darcy e dão espaço à evolução – nada forçada, diga-se se passagem – e à redenção da personagem.

Uma das maiores virtudes de Emily Giffin é usar a própria vida como “vilã” de suas histórias. Por mais clichê que possa parecer, a autora consegue explorar de forma extremamente realista o fato de que realmente colhemos o que plantamos. E em Presentes da Vida, Emily mostra mais uma vez que nossos erros podem trazer consequências boas, ruins, irreparáveis e reversíveis. Mas que também podem ser transformadoras e redentoras, desde que haja amor e amizade verdadeiros.

Título original: Something Blue
Editora: Novo Conceito
Companion books: O Noivo da Minha Melhor Amiga Questões do Coração
Autor: Emily Giffin
Ano: 2005
Páginas: 384
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 5 estrelas

Veja mais livros de Emily Giffin

Anúncios

8 thoughts on “Presentes da Vida – Emily Giffin

    1. O Noivo da Minha Melhor Amiga foi um dos poucos livros que li depois de ver o filme, justamente porque ele me encantou muito. Apesar do longa ser fiel, o livro é mais completo e por isso não ficou sem graça. Também li duas vezes, hahaha!

  1. Eu li esse livro sem saber q era a continuação do Noivo da minha melhor amiga q eu tinha lida há mto tempo. Lembro q durante a leitura ficava, “mas gente, eu já li isso em algum lugar, essa personagem não é estranha”. Só dps de ler o livro td q fui googlar sobre e descobri q era continuação, fiz certinho né?! kkkkkk
    Eu super adorei esse livro. Emily Giffin qndo acerta, acerta msm! Não são tds dela q eu gosto, mas o noivo e esse são os preferidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s