Sobre ler em inglês

Eu sempre adorei inglês e, desde 2006, procuro ler livros no idioma! Mas tudo começou por puro desespero, hahaha! Na época, eu estava lendo a série A Mediadora (uma das minhas favoritas da vida!), de Meg Cabot. Eu estava alucinada para saber o que aconteceria na história, mas não achava o terceiro volume da saga em lugar nenhum! Decidi me aventurar na edição em inglês, apesar do receio de não compreender tudo e perder detalhes da trama. Mas, com uma dose extra de atenção, a leitura fluiu super bem e acabou sendo a minha porta de entrada para os livros em inglês!

Lá no Instagram (@namanita), algumas pessoas já me pediram para dar dicas para ler em inglês. E eu confesso que demorei mais do que gostaria, mas o post finalmente nasceu!! São dicas bem simples, mas que realmente me ajudaram a tornar a leitura no idioma um hábito! Então, espero que ajude vocês também!

Por que ler em inglês?

Na minha humilde opinião, essa é uma das formas mais eficientes de aprender de fato o idioma. Isso porque ajuda demais ver “na prática” tudo o que está nos livros didáticos! Outra boa razão para se aventurar com os livros em inglês é manter o contato com a língua – principalmente em termos de vocabulário. Eu, por exemplo, só escuto músicas em inglês, o que me ajuda bastante com o listening e até mesmo com o speaking. Mas o ato de ler é uma experiência muito mais completa e enriquecedora – principalmente se você não tiver preguiça e for sempre além! Quer mais um bom motivo para adotar o hábito? Poder ler livros que ainda não foram publicados em português – principalmente no caso das séries!

Dicas para ler em inglês

Não vá com sede demais ao pote
Na hora de escolher o livro que você vai ler em inglês, é importante optar por uma obra que seja condizente ao seu nível. Caso contrário, você só vai se frustrar e, talvez, nunca mais queira tentar! Dica extra: revistas em inglês podem ser uma boa introdução!

Comece do começo
Não adianta querer começar por uma obra de J. R. R. Tolkien, que é difícil até em português! Mesmo que você já esteja em um nível avançado, eu recomendo escolher uma história mais simples para começar. Assim como em qualquer idioma, os livros em inglês contêm muitas gírias e expressões com que não estamos acostumados e que nem sempre aprendemos nas escolas. E isso pode nos confundir no começo e até desmotivar!

Não tenha pressa
É natural que ler um livro em inglês demore um pouco mais do que você está acostumado. E quanto mais pressa você tiver, pior será a experiência. Então, quando for iniciar uma leitura no idioma, já tenha isso em mente!

Não tenha preguiça
Encontrou uma palavra que não conhece? Procure o significado SEMPRE – o dicionário embutido do Kindle é uma mão na roda nessas horas! E como o inglês trabalha muito com o contexto, vale reler o trecho após descobrir o significado da palavra!

Releia em inglês
Uma coisa que eu adoro fazer é releitura em inglês! É quase como ler uma história diferente, mas com aquela dose de familiaridade! Gosto muito de fazer isso com livros que têm muitas palavras e expressões próprias – como Jogos Vorazes, Divergente (que já reli em inglês) e Harry Potter (que quero muito reler em inglês).

O que ler

Reuni aqui alguns títulos que li em inglês e o nível de dificuldade (de 1 a 5):

A culpa é das estrelas, John Green (2,5/5)
A Escolha, de Nicholas Sparks (3/5)
Anna e o Beijo Francês e Isla e o Final Feliz, de Stephanie Perkins (2,5/5)
Confesse, O Lado Feio do Amor Um caso perdido, de Colleen Hover
Drácula, de Bram Stoker (4,5/5)
O Retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde (4,5/5)
Presentes da Vida, Emily Giffin (3/5)
Ser feliz é assim, de Jennifer E. Smith (2,5/5)
There’s someone inside your house, Stephanie Perkins (2,5/5)

Série A Mediadora, de Meg Cabot (2,5/5)
Série A Seleção, de Kiera Cass (2,5/5)
Série Divergente, de Veronica Roth (3,5/5)
Série Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (3,5/5)

*Deixei os títulos em português para vocês reconhecerem, caso não saibam qual é o original!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sobre ler em inglês

  1. Realmente, ler em inglês abre muitas portas. De inicio sempre é complicado e desanimador, mas dai passa um tempinho e nós estamos lendo como se fosse nossa língua nativa♥ É realizador, apesar de eu ainda ter esse receio de não conseguir ler ou de empacar na leitura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s