Resenha de Ele está de volta – Timur Vermes

ele-esta-de-volta

Em 2011, Adolf Hitler deveria estar morto há 66 anos, no entanto, acorda em um terreno baldio em uma Berlim que pouco se parece com a cidade destruída que viu pela última vez em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto tenta entender o que aconteceu, o Führer é acolhido pelo dono de uma banca de jornal, que pensa estar falando com um imitador do ditador nazista. Como se recusa a sair do “papel”, Hitler chama a atenção de um canal de televisão, que o contrata para fazer parte de um programa humorístico. Logo em sua primeira aparição, o Führer vai parar no YouTube e se torna um viral da internet.

Eu quis ler Ele está de volta porque gosto muito de histórias relacionadas à Segunda Guerra Mundial, mas também teria escolhido o livro apenas pela capa, que é genial. Logo no início, a obra do jornalista Timur Vermes já dá amostras de um senso de humor inteligente, perspicaz e simplesmente impecável, que marca presença durante toda a história. Afinal, como não dar risada ao imaginar o todo poderoso Hitler com dificuldades para entender o que são coisas como internet, celular, televisão e computador?

Apesar de ser uma sátiraEle está de volta é muito bem contextualizado sob o aspecto histórico e não apenas “usa” a imagem de Hitler para fazer humor. No livro, Vermes, que é especializado em história e política, inseriu e mesclou fatos das duas Guerras Mundiais e também do cenário sociopolítico e econômico atual para trazer discussões pertinentes sob o ponto de vista do Führer. Ao mesmo tempo, o autor não foi capaz apenas de incorporar o comportamento e o raciocínio de Hitler, como também de trazer outras possíveis facetas do odiado ditador nazista e “humanizar” sua figura (nada que tente justificar as atrocidades que cometeu, apenas uma outra perspectiva).

Ao inserir Hitler ao cenário atual, Ele está de volta critica a forma como a imprensa trabalha atualmente, com excesso de informações irrelevantes e coberturas muitas vezes superficiais, além do jornalismo sensacionalista e tendencioso .Do meio para o final, Ele está de volta perde um pouco do propósito e do ritmo, o que resulta em um final imprevisível, mas também, de certa forma, raso. De qualquer forma, é uma leitura divertida e original.

Título original: Er ist wieder da
Editora: Intrínseca
Autor: Timur Vermes
Publicação original: 2012

*A Constantin Film comprou os direitos de Ele está de volta para adaptar a obra ao cinema, mas, por enquanto não há mais notícias sobre a versão cinematográfica da obra de Timur Vermes. 
SELO BLOG

3 comments

  1. […] Ele está de volta, Timur Vermes Ele está de volta não se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mas ressuscita o personagem mais emblemático da época: sim, ele mesmo, Adolf Hitler. Na sátira criada pelo jornalista especializado em história e política, Timur Vermes, o Führer acorda em um terreno baldio de Berlim 66 anos após sua suposta morte e, após atrair a atenção da televisão, se torna um viral do YouTube. […]

Deixe um comentário