Livro x Filme: O Maravilhoso Agora (The Spectacular Now)

the-spectacular-now
Já fazia tempo que eu queria assistir The Spectacular Now, mas quando descobri que o filme é adaptação de O Maravilhoso Agora, de Tim Tharp, decidi ler o livro primeiro. Antes, as expectativas já eram altas, já que várias amigas falaram super bem do longa, no entanto, depois que terminei a leitura, fiquei ainda mais animada para a versão cinematográfica. E, como quase sempre, esse é o primeiro passo para a decepção.
O Sutter do filme adotou várias peculiaridades do Sutter do livro, como a garrafinha de 7UP com uísque e o jeito descontraído. Mas a característica mais importante, que é a incapacidade de viver além do agora, deixou a desejar. No longa, o protagonista parece apenas imaturo e, por vezes confuso, mas não tem a mesma dose de egoísmo do personagem original. O mesmo acontece com Aimee Finecky: no livro, carente e submissa, no filme, apenas tímida e levemente ingênua.
the-spectacular-now-2
E Sutter e Aimee não foram os únicos que tiveram as personalidades “reduzidas” à metade (ou menos): Ricky, Cassidy, a mãe e a irmã do protagonista também ganharam versões mais rasas, o que empobrece as relações entre os personagens, assim como a trama em geral. Além disso, O Maravilhoso Agora é narrado em primeira pessoa e conta com muitas reflexões de Sutter. Por isso, fica mais difícil explorar todas as facetas e pensamentos do protagonista no longa, o que também não contribui para a fidelidade da adaptação.
Como filme avulso, The Spectacular Now – que conta com Shailene Woodley, de A Culpa é das Estrelas, e Miles Teller, de Divergente, no elenco – não chega a ser ruim, mas é raso e praticamente não tem clímax. O desfecho, que é o grande ponto alto do livro, foi transformado em um final previsível, fácil e simplista e as respostas são entregues ao espectador do jeito que Hollywood adora: de mão beijada, sem grandes espaços para reflexão.
Título original: The Spectacular Now
Diretor: James Ponsoldt
Ano: 2013
Minutos: 95
Elenco: Shailene Woodley e Miles Teller
Avaliação: 2 estrelas
Anúncios

2 pensamentos sobre “Livro x Filme: O Maravilhoso Agora (The Spectacular Now)

  1. Ah eu gostei do filme, sim é previsível, mas mas mas eu gostei tá bom?! kkkkkk
    Acho q é pq não tinha lido o livro ainda e por conta do elenco q tenho um carinho no <3 por conta de Divergente, mas eu gostei.
    Sim, se levarmos em conta os livros e os filmes o placar sempre será favorável aos livros.
    =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s