Resenha de Mamãe & Eu & Mamãe – Maya Angelou

“O amor cura. Cura e liberta”.

Para mim, seria impossível falar sobre Mamãe & Eu & Mamãe e não destacar esta frase. Afinal, além de bela e verdadeira, ela talvez seja a epítome do livro de Maya Angelou.

A sétima de uma série de autobiografias de Maya, a obra, evidentemente, fala sobre a relação da escritora com sua mãe, Vivian “Lady” Baxter. Ela começa a nos contar a história a partir do momento em que seus pais se separam. E como “nenhum dos dois queria a responsabilidade de cuidar de duas crianças pequenas”, Maya e o irmão, com 3 e 5 anos de idade, são criados pela avó paterna.

Dez anos depois, Maya volta a morar com a mulher que lhe deu à luz. E pela primeira vez, realmente conhece Vivian Baxter, a quem prefere chamar de “Lady” do que de “mãe”. É difícil para Maya se conectar com Vivian, e a relação entre as duas parece condenada pelo abandono de anos atrás. No entanto, aos poucos, Maya enxerga verdadeiramente sua mãe. E não apenas se torna capaz, como também escolhe, ver além de suas falhas e faltas. E é nos espaços entre qualidades e defeitos, erros e acertos, que Maya e Vivian prometem, ainda que sem palavras, estarem sempre lado a lado.

Mamãe & Eu & Mamãe revisita os mais diversos momentos da vida de Maya. E que vida! Quantas experiências, desafios, dores e vitórias! Como mulher negra nos Estados Unidos marcado pela segregação racial, a escritora viu sua história ganhar episódios machistas e racistas. Sofreu abuso sexual e foi vítima de violência. Mas também foi poeta, atriz, cantora, cineasta e ativista. Inspiração, arte multiplicada e pluralidade no mais amplo e rico sentido da palavra.

Por tudo isso e muito mais, é impossível ler Mamãe & Eu & Mamãe e não deixar que as palavras de Maya nos preencham e transbordem. E se o amor da escritora pela mãe a libertou para a vida, este livro libertou e curou mais um pedaço de mim também. E então, eu me perguntei: por que será que, muitas vezes, nos prendemos por tanto tempo àquilo que nos aprisiona por dentro?

Título original: Mom & Me & Mom
Autor: 
Maya Angelou
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Editora: Rosa dos Tempos
Ano: 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s