Livro x Filme: Fale! | O Silêncio de Melinda

Speak-Movie-speak-7357172-960-540

Eu queria ler Fale! já há algum tempo, mas só descobri que a história havia sido adaptada ao cinema quando li a orelha do livro (shame on me, eu sei). Então, assim que terminei a leitura, aproveitei que estava tudo “fresquinho” na memória e fui assistir ao filme, que no Brasil recebeu o título de O Silêncio de Melinda.

O longa começa com uma cena que não existe no livro, mas que acaba se tornando bastante emblemática e resume bem a história de Melinda Sordino. A atriz escolhida para interpretar a protagonista, aliás, foi Kristen Stewart, que aos 14 anos já sofria da falta de expressão e, por isso, acabou sendo uma escolha certeira para o papel – afinal, Melinda tem pouquíssimas falas e, quando abre a boca, também não é um poço de empolgação.

O filme segue o mesmo ritmo do livro, mesclando o presente com flahbacks do passado, mais especificamente da noite da festa que deu início a todo o problema. No entanto, no longa, o espectador demora menos para descobrir o que realmente aconteceu, o que é um ponto positivo, já que, na minha opinião, o livro demora muito para revelar a verdade.

Speak-Movie-speak-7392651-960-540

No geral, os personagens secundários, como Rachel, Heather e o Mr. Freeman, são bastante fiéis aos dos livros, mas achei os pais de Melinda muito mais compreensivos e atenciosos, o que torna os conflitos um pouco mais leves do que na obra original. O maior ponto negativo de Fale! foi a resolução relativamente fácil e simples dos problemas de Melinda. E lamento dizer que, na adaptação, a protagonista tem ainda menos dificuldade em superar os conflitos que a transformaram em uma espécie de muda por opção.

Como na maioria das adaptações de livros, a de Fale! faz questão de entregar a moral da história de bandeja e, como grande parte dos filmes em geral, também dá aquela romantizada básica nas situações. No final, O Silêncio de Melinda é uma adaptação digna do livro de estreia de Laurie Halse Anderson: mediana como a obra original.

Título original: Speak
Diretor: Jessica Sharzer
Ano: 2004
Minutos: 89
Elenco: Kristen Stewart e Steve Zahn
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s