Fale! – Laurie Halse Anderson

IMG_2489

A vida de Melinda Sordino era tranquila e cheia de diversão, até o dia em que ela acabou com uma festa após ligar para a polícia. Depois do ocorrido, os antigos amigos começaram a ignorá-la e até mesmo quem não a conhecia passou a manter distância. Sozinha, Melinda se fecha cada vez mais em seu próprio mundo, até o dia em que acredita não ter mais nada de relevante para falar. O problema é que existe, sim, algo importante que ela tenta ignorar, quando é aquilo sobre o que mais deveria falar.

fale

Eu sempre ouvi muitos elogios a Fale!, que foi finalista do National Book Awards for Young People’s Literature em 1999, e depois de ler o incrível Garotas de Vidro, também de Laurie Halse Anderson, minha curiosidade pela obra de estreia da autora apenas cresceu. No entanto, lamento dizer que a leitura não foi tudo o que eu esperava. Decepção é uma palavra forte demais, até porque o livro é pertinente, corajoso e super sensível, mas alguns pontos definitivamente deixaram a desejar, na minha opinião.

O intuito de não conversar sobre aquilo, de silenciar a lembrança, é fazer com que ela vá embora. Mas não é o que acontece.

Fale! é um livro pequeno e a leitura é fluida, no entanto, a demora para descobrir o que exatamente aconteceu na festa antes de Melinda ligar para a polícia é cansativa e exagerada. O mistério é bem-vindo, até para simbolizar o silêncio da protagonista (que me lembrou um pouco a Laurel, de Cartas de amor aos mortos), mas realmente acho que rolou um excesso de suspense, que deixa a leitura pouco interessante em alguns momentos.

Quando as pessoas não se expressam, vão morrendo aos poucos.

Porém, para mim, o maior defeito de Fale! é que, após tanto mistério em torno do segredo de Melinda, tudo se resolve de forma relativamente fácil e simples, ainda mais em se tratando de um assunto tão sério e delicado (que não posso me aprofundar muito, pois não quero dar spoilers). No entanto, acredito que a leitura valha a pena, sim, se não tanto pela forma como aborda a temática central, pela maneira como mostra o quanto é importante não apenas falar, mas também ouvir.

Título original: Speak
Editora: Valentina
Autor: Laurie Halse Anderson
Ano: 1999
Páginas: 224
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 3 estrelas

Se você gostou de Fale!, leia Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira.

*Fale! foi adaptado ao cinema em 2004, com Kristen Stewart como Melinda Sordino. 

Veja mais livros de Laurie Halse Anderson

Anúncios

5 thoughts on “Fale! – Laurie Halse Anderson

  1. Bom, como te disse anteriormente, abandonei essa leitura, mas não consigo me lembrar pq exatamente. Acho q surgiu algum livro mais interessante no caminho.
    Mas a minha vontade de lê-lo veio pelo assunto abordado e pelo livro fantástico que é Garotas de Vidro.
    Confesso que ele já tinha saído da minha lista por enqto e com a sua resenha tbm não fico mto ansiosa. Quem sabe na rodada do ano que vem?

    Beijos!!

    1. O assunto é realmente muito “legal”, mas acho que já lemos outros livros que tratam da temática e de maneira superior. Como eu disse, é uma leitura que vale por ser rápida, mas nem se compara a Garotas de Vidro.
      Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s