No finalzinho do ano passado, a Intrínseca lançou o Listografia, da Lisa Nola, um livro interativo que mescla nostalgia com retrospectiva, ao fazer o leitor/escritor listar suas coisas favoritas, como bandas, filmes, livros, entre outros, além de momentos inesquecíveis, segredos, medos, amigos e por aí vai. Eu soube desde o início que iria adorar preencher as listas, mas gostei tanto que me empolguei e importei outros dois volumes da série.
O Film Listography é o livro perfeito para os cinéfilos (o que, confesso, não é muito meu caso), já que a ideia é listar desde os seus longas, atores e diretores favoritos de todos os tempos até itens mais específicos, como “filmes que você assistiu enquanto crescia e que todas as crianças deveriam ver”, “quotes inesquecíveis” e “filmes que captam uma cidade ou lugar específico perfeitamente”.
E quando digo que o Film Listography foi feito para quem realmente ama cinema, não estou brincando. Eu, que não sou conhecedora profunda da sétima arte, por exemplo, admito que não fui capaz de preencher algumas listas, como as de filmes favoritos da Golden Age até 1970, entre outras, hahaha!
As ilustrações são de Jon Stich.
Já o Literary Listography é mais a minha praia e foi realmente pensado para pessoas que amam o universo dos livros. “Personagens com os quais me identifico”, “personagens com os quais eu sairia”, “os melhores livros sobre se apaixonar” e “livros que eu acho que irei pular” são algumas das especificidades do Literary Listography.
No volume literário da série de Lisa Nola, você também pode listar seus livros favoritos por gênero, compilar os títulos que pretende ler e documentar ideias sobre as quais você gostaria de escrever. Ainda não terminei de preencher o meu Literary Listography, mas pretendo fazê-lo até o final do ano.
As ilustrações são de Holly Exley.
No auge da minha empolgação com os livros da série Listography, já havia decidido comprar o Love e o Music também. Mas, por causa dos preços (paguei cerca de R$ 90 nos dois juntos, no Book Depository) e da alta do dólar, resolvi esperar. E foi a melhor coisa que fiz porque confesso que, apesar de os livros serem super legais, uma hora você cansa de preencher listas – e olha que eu realmente adoro listar coisas. Além disso, os volumes temáticos são beeeeeem específicos, então recomendo que você compre se realmente amar demais e entender sobre o assunto em questão. Aqui, você pode ver a série completa de Listography!
Título original: Film Listography
Autor: Lisa Nola
Publicação original: 2012
Páginas: 159
Título original: Literary Listography
Autor: Lisa Nola
Publicação original: 2014
Páginas: 160
[…] Literary Superlatives me lembrou o Literary Listography (resenha aqui), já que a ideia é reunir os personagens mais parecidos com você, suas paixões literárias, o […]
Pois é, Ná… Super nos empolgamos e no fim tbm não consegui preencher tudo. Mas a ideia é muito legal!!! Vamos ver se me animo pra terminá-los mais pra frente.
Beijos!!
Sim, vivendo e aprendendo hahaha
Ano que vem quero o Q&A!
Beijos
eu quero ummmmm! rs
[…] e até comprei outras edições do livro, que ainda não foram publicadas no Brasil – Literary Listography e Film […]