Quando li Para todos os garotos que já amei, no finzinho de 2015, pensei que a história havia me conquistado pelo romance e pela relação entre as irmãs Song. Mas não foi só isso. Aos poucos, vi que Lara Jean me fez perceber o quanto eu precisava de representatividade e não sabia!
Desde então, não consigo mais assistir a um filme/série ou ler um livro sem prestar atenção nesse aspecto. Não acho que tudo precisa obrigatoriamente ter representatividade. Mas confesso que, se uma minoria étnica ou grupo invisibilizado for bem representado dentro de uma história, ela já ganha um pontinho comigo!
Por isso, hoje, compartilho com vocês 5 filmes e séries com representatividade asiática* (todos disponíveis na Netflix):
BoJack Horseman
BoJack Horseman traz uma série de representatividades! Entre elas, a asiática, com Diane Nguyen, descendente de vietnamitas e uma das protagonistas da trama.
Eu nunca…
Vocês não têm noção da minha felicidade quando vi que Paxton Hall-Yoshida, o garoto mais popular da escola em Eu nunca…, era descendente de japoneses! Pode parecer bobo, mas é um avanço e tanto se pensarmos na quebra do estereótipo! Além disso, a série é protagonizada por Devi Vishwakumar, filha de indianos, e uma de suas melhores amigas é Eleanor Wong, descendente de chineses.
Meu eterno talvez
Uma comédia romântica protagonizada por um casal de ascendência asiática: Ali Wong, descendente de chineses e vietnamitas, e Randall Park, de coreanos. No filme, os dois tem ascendência coreana e, mesmo seguindo tradições de família, estão longe de serem estereótipos ambulantes.
Para todos os garotos que já amei
Lara Jean dispensa apresentações! No entanto, para além da importância que LJ tem para mim pessoalmente, acredito que a personagem tenha aberto um mundo de possibilidades para a representatividade asiática na cultura pop.
Você nem imagina
Ellie Chu, a protagonista, nasceu na China, mas mora nos Estados Unidos desde pequena. A questão da ascendência não é abordada diretamente, mas foi o suficiente para que eu me identificasse – principalmente quando o sobrenome da personagem vira motivo de piada.
*A representatividade asiática não se resume a japoneses, chineses e coreanos. Espero ver (e compartilhar) cada vez mais a representação dessa diversidade.
Já assistiram esses filmes? Têm indicações pra mim?
tambem gosto de produções assim ,que traz culturas de outros paises ,acho que está na hora realmente se termos mais conteudo que naõ seja passado nos EUA ou Europa .
E vi indicaçoes de series chinesas ,japonesas e coreanas e estou com muita vontade de assistir,quem já viu ficam apaixonados
Sim, eu sou uma grande consumidora de produções americanas e inglesas, confesso. Mas acho importante tanto consumirmos produções de outros países, como também apreciar produções americanas ou inglesas que tragam essa representatividade!