O Hipster faz parte da Coleção Como Lidar, que ironiza os clássicos livros infantis da Ladybird Books – tanto é que, em inglês, recebeu o nome de Ladybird Books for Grown-ups. Em vez de obras infantis, no entanto, a coleção conta com “manuais” que “explicam” termos como ressaca e como funcionam esposas e maridos.
Adoro doses de sarcasmo e ironia, por isso, quando soube do que se tratava a Coleção Como Lidar, me interessei. Para começar, escolhi O Hipster, mas lamento dizer que terminei a leitura completamente decepcionada. Acredito que o intuito da coleção seja justamente estereotipar determinadas figuras e até ridicularizá-las, ainda que não de maneira ofensiva (se é que isso é possível). No entanto, a verdade é que me deparei com um livro que passa dos limites ao fazer pouco dos hipsters e que nem chega a ser engraçado.
Se serve de consolo, O Hipster e todos os outros volumes da Coleção Como Lidar são super pequenos, com pouco texto e muitas ilustrações. No entanto, minha experiência foi tão dispensável que não pretendo ler os outros livros para saber se todos seguem o mesmo padrão.
Título original: The Ladybird Book of the Hipster
Editora: Intrínseca
Autores: Jason Hazeley e Joel Morris
Publicação original: 2015