Resenha de Lar Doce Mar – Catherine Ryan Hyde

Se perdesse tudo o que conhece como lar, o que você faria?

Bea foi vítima de um golpe e perdeu o pouco dinheiro que tinha. Com mais de 70 anos, ela se vê obrigada a deixar o seu trailer para viver uma vida itinerante em sua velha van branca. Aos 15 anos, Allie também perde tudo o que tem quando seus pais são presos por fraude fiscal. A garota não tem outros tutores, então, é enviada para um lar substituto – e é a partir daí que sua vida é ameaçada de maneiras que nunca imaginou.

Em uma obra que só poderia ser do destino, os caminhos de Bea e Allie se cruzam. As duas iniciam uma improvável jornada pela costa norte-americana. E é nos espaços entre suas diferenças e similaridades que elas redefinem o conceito de lar.

Road trips que curam, amizades inesperadas e perdas ressignificadas são as especialidades de Catherine Ryan Hyde. Estes são os principais ingredientes de Leve-me com você e Para sempre vou te amar, e não é diferente em Lar Doce Mar. No entanto, enquanto os outros dois livros nos envolvem muito mais na construção das relações entre os personagens, a história de Allie e Bea traz mais reflexões sobre a vida prática, digamos assim.

As duas protagonistas são opostas. Allie é jovem, cheia de princípios e, ingênua, não tem medo de se entregar. Já Bea coleciona feridas deixadas pela vida, não se preocupa tanto em ser íntegra e é quase incapaz de confiar em alguém. Ao testemunhá-las em busca do equilíbrio entre quem são e o que viveram, é possível refletir sobre vários aspectos de nossas vidas: desde a forma como nossas relações são afetadas pelo que vivenciamos até dinheiro e poder, certo e errado, princípios e privilégios – e esse foi o meu aspecto favorito do livro.

Estaria mentindo, porém, se dissesse que Allie e Bea me conquistaram como os personagens de Leve-me com você e Para sempre vou te amar. Ainda assim, é uma história repleta de aprendizados, que mostra que amor, confiança, cuidado e amparo nem sempre estão atados aos laços de sangue. A jornada de duas pessoas aprendendo a viver, apesar de tudo o que dói – afinal, em algum grau, a vida não é sempre assim?

Título original: Allie & Bea
Editora: Darkside Books
Autora: Catherine Ryan Hyde
Tradução: Débora Isidoro
Publicação original: 2017

Deixe um comentário