Resenha de A Casa dos Espíritos – Isabel Allende

Um drama familiar, e também político.

Em A Casa dos Espíritos, Isabel Allende nos conta a trajetória da família Trueba ao longo de 3 gerações, que atravessam também as questões políticas de um país fictício. A história tem como protagonistas Clara, sua filha, Blanca, e sua neta, Alba, que enfrentam os sabores e dissabores do tempo em que vivem. A construção de cada uma delas é minuciosa e é incrível como Allende criou 3 personagens diferentes entre si, mas que herdam similaridades que parecem intrínsecas às mulheres daquela família.

É por meio de Esteban Trueba, o patriarca, que A Casa dos Espíritos explora questões de gênero e classe, além dos conflitos políticos. Dono de uma mentalidade misógina e capitalista, Esteban é o único a ter trechos narrados em primeira pessoa – talvez, em alusão ao fato de que seu poder permite que ele seja, literalmente, o dono da narrativa.

Publicado em 1982, A Casa dos Espíritos segue mais atual do que nunca. Ao retratar a guerra política entre direita e esquerda, Allende eternizou uma situação que se repete no tempo e em diferentes espaços (inclusive no Brasil, nos últimos anos). A autora traz ainda vislumbres da realidade e evoca os acontecimentos do Golpe de Estado no Chile em 1973 – vale lembrar que Salvador Allende, presidente deposto durante o golpe, era primo do pai da escritora. Grande expoente do realismo mágico, a obra incorpora o sobrenatural com maestria e originalidade. E ao passear por três gerações da família Trueba, pontua a passagem do tempo retratando as mudanças e problemáticas de cada época.

A Casa dos Espíritos é uma obra que se transforma ao longo das páginas, assim como uma família se refaz ao longo dos anos. E nos espaços que existem entre os temas abordados, retrata com perfeição que, na vida familiar, assim como na política, nada é simples, plano e preto no branco. Uma trama sobre amores, ódios e obsessões, e também redenção. E atemporal não só por contar uma história que se repete, mas por falar sobre pessoas que vivem na incompatibilidade de defender seus ideais e aqueles que amam.

Título original: La casa de los espíritus
Editora: Bertrand
Autora: Isabel Allende
Tradução: Carlos Martins Pereira
Publicação original: 1982

Deixe um comentário