Resenha de A Trança – Laetitia Colombani

A Trança entrelaça a história de três mulheres: Smita, na Índia, uma dalit que sonha com um futuro melhor para sua filha; Giulia, na Itália, que, com apenas 20 anos, é obrigada a assumir o negócio da família; e Sarah, no Canadá, uma advogada renomada que vê sua carreira ameaçada após uma descoberta aterradora.

Smita, Giulia e Sarah são três mulheres lutando pela vida, cada uma em seu contexto. Três mulheres lidando com as próprias questões e desafios, dentro de seus universos e culturas. Mas, acima de tudo, são três mulheres que escolheram ser donas de seus próprios destinos, mesmo quando eles já pareciam traçados.

A Trança é um livro relativamente pequeno, que não tem o intuito de explorar tanto o passado ou o futuro das protagonistas. Laetitia Colombani foca em acontecimentos pontuais, desenvolvendo a narrativa a partir e em torno deles. Mas isso não quer dizer que seja superficial, pelo contrário: as situações narradas no livro são o pano de fundo perfeito para muitas reflexões e questionamentos.

A escrita da autora francesa me encantou e foi um dos pontos altos do livro! Fluida, mas também poética, é repleta de sinestesias e metáforas. Colombani entrelaça as histórias de Smita, Giulia e Sarah de uma maneira muito especial e emocionante! Um paralelo que une não apenas as três vivências, como também a simbologia do cabelo, dentro do universo feminino e também da cultura de cada uma das protagonistas.

Real, portanto, doloroso. Mas também inspirador e redentor!

Título original: La Tresse
Autora: 
Laetitia Colombani
Tradutora: Dorothée de Bruchard
Editora: Intrínseca
Publicação original: 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s