Resenha de Lourdes – Cristina Wollemberg

Camila Donato sonha com uma vida glamourosa em Nova York, mas é em uma pequena cidade do Alabama que seu sonho americano tem início. Após o fim do Ensino Médio, ela parte para os Estados Unidos em uma aventura repleta de desafios e desilusões, mas também de conquistas e aprendizados. E quando o processo de crescer e amadurecer se torna árduo demais, ela encontra conforto e soluções nos ensinamentos deixados pela querida avó.

Leve, espirituosa e envolvente, a escrita de Cristina Wollemberg faz com que Lourdes seja uma leitura para devorar. Camila é uma daquelas personagens com quem é difícil não se conectar. A identificação talvez não aconteça em nível pessoal, com a vontade de deixar o Brasil para viver o sonho americano. Mas é fácil se enxergar na determinação da protagonista e no simples fato de sonhar e lutar para transformar os planos em realidade. “A Camila tem a inquietude e a curiosidade que todo mundo sente na fase de amadurecimento, que nos convidam a olhar adiante e imaginar como vida será, conta Cristina.

Para escrever Lourdes, Cristina e inspirou na própria história. “Contei para uma amiga algumas histórias engraçadas da minha vida de imigrante trabalhado em um hotel no Alabama e ela me encorajou a achar uma maneira de contar essa saga da camareira, que é a história de muitas brasileiras que vieram para os EUA”, detalha a autora. A trama se passa no início dos anos 2000, tornando o livro nostálgico para quem viveu a época, e relata, inclusive, um acontecimento histórico de grandes dimensões.

Os ensinamentos da avó de Camila são, claro, o ponto alto de Lourdes. Primeiro porque são realmente lições valiosas, que podem se tornar conforto e solução para nós, leitores. Mas também porque nos fazem pensar sobre as mulheres que nos guiam de alguma maneira e tornam o nosso caminho menos solitário. “Não tem como contar a história de uma jovem sem falar sobre as mulheres que a inspiram. Minha avó foi essencial na minha criação”, conta Cristina.

Porém, mais do que a história de uma adolescente sonhadora e batalhadora ou de uma imigrante brasileira nos Estados Unidos, Lourdes é um livro sobre o amadurecimento. Nos faz lembrar o quão desafiador é crescer e entender que, ao mesmo tempo em que somos únicos, somos também apenas “mais um” nesse vasto universo. E que se tornar responsável pelas próprias escolhas e caminhos pode ser difícil, sim, mas é também incrível!

Editora: Palavras bordadas
Autora: Cristina Wollemberg
Publicação original: 2022

Parceria paga com Cristina Wollenberg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s