Resenha de Temporada de Caça – Stephen Graham Jones

Lewis, Ricky, Gabe e Cass sabiam que caçar na reserva era proibido. Mas o fizeram mesmo assim. Dez anos depois, Lewis passa a ser assombrado por uma mulher com cabeça de cervo – e é quando ele tem a certeza de que os atos daquele dia não foram, e nunca serão, esquecidos.

Stephen Graham Jones explora o terror de várias formas em Temporada de Caça. Primeiro, de uma maneira crua e visceral, sem se preocupar em economizar nas cenas gráficas e sangrentas (inclusive, aqui fica o aviso também sobre violência animal). Mas um dos pontos altos da obra é o terror psicológico: com um clima sombrio e narradores pouco confiáveis, o autor nos guia por uma jornada de dúvidas e manipulação, que nos move de maneira frenética até o final da história.

No entanto, ainda que seja inegavelmente uma obra de terror e explore muitos elementos do gênero, Temporada de Caça também foge de clichês e traz uma nova roupagem. E por meio da representatividade, propõe reflexões pungentes e necessárias sobre pertencimento, estereótipos, identidade e racismo – assim como Graham Jones, os protagonistas do livro são indígenas. E, com certeza, o grande trunfo da obra é incorporar e evocar essa ancestralidade de maneira tão forte e simbólica.

É preciso comentar também sobre a tradução do livro, que foi assinada por Leandro Durazzo, antropólogo e pesquisador em Etnologia Indígena no Nordeste do Brasil. A nota de tradução me chamou a atenção, já que, nela, Durazzo explica por que decidiu usar termos com “índio” em vez de “indígenas” ou “nativos”, mesmo sabendo que são pejorativos. E, depois, conversando com a Mayra Sigwalt (que falou mais sobre isso aqui), percebi que meu incômodo não era infundado.

De qualquer forma, a tradução não compromete a história, muito menos o seu legado. Permeado por segredos, traumas do passado e pelo forte sentimento de vingança, Temporada de Caça é um terror diferenciado, que pode ser lido na superfície, mas que deve ser saboreado entrelinhas.

Título original: The only good indians
Editora: Darkside Books
Autor: Stephen Graham Jones
Tradução: Leandro Durazzo
Publicação original: 2020

Parceria paga com Darkside Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s