Resenha de Família de Mentirosos – E. Lockhart

É verão em Beechwood, a ilha particular da família Sinclair, e o ano é 1987. Carrie, a filha mais velha de Harris e Tipper, se esforça para ser a “primogênita perfeita”, mesmo em meio a uma tragédia familiar e ao vício em analgésicos, causado por uma cirurgia desnecessária. Mas o cenário se torna mais promissor quando Pfeff se hospeda na ilha naquele verão. O que Carrie não sabe é que ainda está longe de encontrar o seu “felizes para sempre”.

É difícil falar sobre Família de Mentirosos. Afinal, apesar de narrar acontecimentos anteriores, o livro traz grandes spoilers de Mentirosos. Mas vou compartilhar o que posso sobre a minha experiência de leitura.

Como grande fã dessa história que divide opiniões, eu estava curiosíssima para saber mais sobre o passado da disfuncional família Sinclair. Ao mesmo tempo, não sabia exatamente o que esperar. No entanto, é com alívio que eu digo que a prequel atendeu às minhas expectativas com facilidade!

Eu já havia visitado Beechwood em outras três oportunidades. Mas, desta vez, conheci outra versão da ilha – ainda sem Windemere, Red Gate e Cuddledown. A atmosfera, porém, era a mesma: aquela em que o calor e a leveza do verão contrastam com a frieza dos Sinclair e o peso dos acontecimentos. E se E. Lockhart caprichou no clima inesperadamente sombrio de Mentirosos, é justo dizer que a prequel é tem uma aura ainda mais sinistra.

No entanto, mais do que recriar o cenário e a atmosfera que já conhecemos, Família de Mentirosos nos traz um pouco mais sobre as origens dos Sinclair. E ao mergulharmos ainda mais fundo nesse drama familiar, entendemos um pouco mais sobre a dinâmica das relações entre irmãs e também entre pais e filhas. E se não justifica os acontecimentos de Mentirosos, os fatos passados ao menos contextualizam o que testemunhamos com Cadence, Gat, Johnny e Mirren.

Família de Mentirosos também conta com algumas reviravoltas, mas nada que se compare ao desfecho surpreendente de Mentirosos. De qualquer maneira, é um ótimo reencontro com a escrita sinestésica de E. Lockhart e, principalmente, com a história dos Sinclair.

Título original: Family of liars
Editora: Seguinte
Autora: E. Lockhart
Tradução: Flávia Souto Maior
Publicação original: 2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s