Resenha de A Pena Mágica de Gwendy – Richard Chizmar

A vida de Gwendy Peterson passou por inúmeras reviravoltas durante os 15 anos desde que deixou Castle Rock. E ela nem imagina, mas está prestes a enfrentar mais um desafio – afinal, a misteriosa caixa de botões está de volta!

A Pequena Caixa de Gwendy, primeiro livro da série, não está entre meus favoritos de Stephen King – que escreveu a história em parceria com Richard Chizmar. Ainda assim, acredito que a trama tenha a essência dos livros do autor, principalmente em relação aos dilemas e tentações que a protagonista vive. No entanto, por ter sido escrito apenas por Chizmar, A Pena Mágica de Gwendy me deixou sem saber exatamente o que esperar.

No segundo volume da série, reencontramos Gwendy aos 37 anos – o que muito me agrada, já que gosto de acompanhar personagens por longos períodos. Como King bem observa no prefácio, Chizmar soube evocar Castle Rock com maestria e não deixa a desejar no quesito fan service, fazendo referências a diversas histórias e personagens do autor. A leitura foi bastante fluida e envolvente, mas… faltou alguma coisa.

Em A Pena Mágica de Gwendy, acompanhamos não apenas a protagonista e sua já conhecida caixa de botões, como também um caso de polícia. De volta a Castle Rock para o Natal, Gwendy se depara com o desaparecimento de duas jovens, e é nesse contexto que a caixa entra em ação. A investigação é intrigante, e outras subtramas tornam a história ainda mais cativante. Mas, conforme se aproxima do final, a trama perde força e talvez se revele um pouco simplória.

Apesar de também colocar Gwendy em algumas encruzilhadas, o segundo volume não explora tão bem os dilemas e tentações – talvez pelo fato de se tratar de uma mulher de quase 40 anos e não mais uma menina de 12. Além disso, me chamou a atenção o fato de que a pena mágica tem uma participação discreta, considerando que ela dá título ao livro. Mas acredito que o que realmente me incomodou tenha sido a sensação de que a história está sempre à beira do abismo, mas nunca, de fato, mergulha nele – o que King talvez fizesse.

Mesmo com as ressalvas, A Pena Mágica de Gwendy é uma boa leitura e uma boa sequência para a história. Espero que o terceiro livro, Gwendy’s Final Task, encerre a jornada da personagem com chave de ouro!

Título original: Gwendy’s Magic Feather
Editora: Suma
Autor: Richard Chizmar
Tradução: Regiane Winarski
Publicação original: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s