Resenha de Vida nas Sombras – Hiromi Goto e Ann Xu

Será que você conseguiria escapar da sombra da Morte?

Aos 76 anos, Kumiko se muda para uma casa de repouso por insistência de suas filhas. O problema é que, por melhor que seja a intenção, este não é o lugar onde ela gostaria de estar. Então, Kumiko decide ir embora e encontra um apartamento onde pode viver sozinha e como bem entende.

Tudo vai muito bem, até ela perceber que está sendo perseguida pela sombra da Morte. Então, com a ajuda de alguns amigos, Kumiko decide enfrentar sua nova inimiga. A questão é: por quanto tempo é possível enganar o destino?

Humor, melancolia e realismo mágico compõem a surpreendente combinação que faz com que Vida nas Sombras seja uma leitura inesquecível. A graphic novel nos apresenta a uma protagonista idosa, que, dona de sua própria história, nos faz refletir sobre a condescendência com que, muitas vezes, tratamos as pessoas mais velhas.

Eu sei que a intenção é boa, mas acabamos agindo como se sempre soubéssemos o que é melhor, esquecendo que elas já enfrentaram dificuldades que, em muitos casos, nem conseguimos imaginar. E a essa altura, tudo o que querem – e merecem – é viver a vida em seus próprios termos.

Gostei muito de como Hiromi Goto incorporou o passado de Kumiko à trama, com pequenos, porém esclarecedores, recortes de sua história. Além da representatividade asiática – a protagonista é nipo-canadense -, Vida nas Sombras ganha ainda mais diversidade com um aspecto que foi surpresa para mim, já que não tenho o costume de ler sinopses. E a naturalidade com que o tema foi trazido para a história me agradou bastante!

Uma leitura para rir e chorar, Vida nas Sombras explora a saudade do passado, mas também de um futuro incerto, que parece intrínseca a essa fase da vida. A própria Kumiko cita rapidamente a antiga filosofia japonesa Wabi-Sabi, que acredito combinar perfeitamente com a história. Afinal, apreciar a beleza que existe na imperfeição e na ação do tempo pode ser um desafio. Mas, se aprendermos a lição, será que não conseguimos viver à luz durante todos os anos que nos forem dados?

Título original: Shadow Life
Editora: Conrad
Autora: Hiromi Goto (ilustrações de Ann Xu)
Tradução: Andressa Lelli
Publicação original: 2021

Parceria paga com editora Conrad

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s