Resenha de 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho – Elif Shafak

Leila Tequila está morta, mas seu cérebro ainda resiste durante 10 minutos e 38 segundos. Nos instantes derradeiros de sua existência, Leila é inundada por lembranças preciosas, que contam ao leitor o que a levou da infância no sudeste da Turquia à vida como prostituta em Istambul.

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho foi exatamente o que eu esperava e, ao mesmo tempo, algo completamente diferente. Isso porque, durante a primeira parte do livro, Elif Shafak nos guia por uma extraordinária viagem pela memória de Leila, nos fazendo questionar: dentro da infinidade de tudo o que vivemos, quais seriam as lembranças que povoariam os nossos 10 minutos e 38 segundos finais?

Já a segunda parte foi uma completa surpresa para mim, e confesso que não me agradou muito. Contrastando com o tom filosófico e inevitavelmente melancólico da primeira metade, a segunda narra os amigos de Leila em uma jornada para proporcionar o enterro que a amiga merece. Muitas cenas beiram o absurdo, puxando até para uma espécie de alívio cômico que, na minha opinião, destoou do restante do livro.

Mas há que se dizer: os amigos de Leila são o grande trunfo de 10 minutos e 38 segundos. Assim como a protagonista, todos são marginalizados, cada um por um motivo, escancarando diversas problemáticas sociais do país. No entanto, dentro do pequeno universo a que eles passaram a pertencer, tudo o que importa é a amizade e o amor incondicional que os une. E, vinda de uma casa repleta de segredos e mentiras, é com eles que Leila descobre o verdadeiro significado de família.

10 minutos e 38 segundos não deixa de ser também um retrato da luta das mulheres em diversas frentes, especialmente em uma cultura patriarcal. Mas o que realmente me tocou no livro foi a oportunidade de refletir sobre questionamentos que muito me fascinam: o que é morrer? E o que acontece conosco quando partimos? Sejam quais forem as respostas, acredito que as lembranças são, ao lado do amor que damos e recebemos, as únicas coisas que levamos dessa vida – seja para onde for.

Título original: 10 minutes 38 seconds in this strange world
Editora: HarperCollins
Autora: Elif Shafak
Tradução: Julia Romeu
Publicação original: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s