Resenha de Gótico Nordestino – Christiano Aguiar

Gótico Mexicano, de Silvia Moreno-Garcia, me encantou com a mistura de referências, aparentemente tão diferentes entre si, mas que resultaram em uma combinação certeira. Então, assim que soube do lançamento de Gótico Nordestino, tive a certeza de que precisava fazer essa leitura!

O livro de Christiano Aguiar reúne nove contos que fazem aquilo que prometem: entrelaçam elementos góticos e folclóricos, evocando sensações inquietantes e criando um cenário inegavelmente original. As short stories navegam por diferentes períodos da história do Brasil, abordando momentos como a época do cangaço e a ditadura militar, assim como a atual pandemia de covid-19.

Como em quase todas as antologias, alguns contos funcionam melhor do que outros. No entanto, algo que todos têm em comum é a atmosfera sombria e aflitiva, porém sutil, que remete muito ao gótico e que Christiano Aguiar soube recriar muito bem em suas histórias. Além disso, apesar de algumas cenas gore, muitas das tramas acontecem dentro de metáforas e entrelinhas.

Meus contos favoritos foram Lázaro, que se passa justamente durante a pandemia – e, pelo título, entendedores entenderão o que pode vir por aí; a A mulher dos pés molhados, que passeia pela fantasia sombria, mas também traz uma boa dose de dramas familiares; e A Noiva, que talvez seja um dos contos mais sombrios da antologia.

Explorando facetas do terror e recorrendo à fantasia sombria e também a cenários distópicos e apocalípticos, Gótico Nordestino une o ancestral ao moderno de diferentes formas. Uma leitura para sair da zona de conforto, sim, mas também para reconhecer elementos familiares em uma nova roupagem.

Editora: Alfaguara
Autor: Christiano Aguiar
Publicação original: 2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s