Resenha de Vamos comprar um poeta – Afonso Cruz

Outro dia, eu estava escrevendo a resenha de um livro quando recebi uma notícia ruim. Na mesma hora, as minhas palavras na tela do computador perderam o significado. Olhei para elas e me perguntei: “qual o sentido de escrever essa resenha? O que isso muda no mundo?”.

Alguns minutos depois, a revolta passou e pude me acalmar um pouco. Foi quando lembrei da minha então recente leitura de Vamos comprar um poeta. A trama narrada por Afonso Cruz se desenrola em uma sociedade materialista, onde absolutamente tudo é medido e contabilizado. Em vez de animais de estimação, as famílias compram artistas – e é nesse contexto que a protagonista da história pede ao pai um poeta.

Enquanto acompanhamos o desenvolvimento da relação entre a menina e seu “poeta de estimação”, somos levados a refletir sobre a importância da arte, não apenas dentro da história, como também, e principalmente, em nossas vidas. E ao mesmo tempo em que é triste testemunhar a necessidade que se criou de mensurar tudo, também é reconfortante acompanhar as pessoas reconhecendo a beleza que existe no subjetivo.

Em pouco mais de 100 páginas, o autor português, com leveza, senso de humor e precisão, inevitavelmente nos desperta para as semelhanças que existem entre a história e a realidade em que vivemos – especialmente nas redes sociais. Mas também nos inspira a continuar fazendo, consumindo e compartilhando arte em todas as suas formas, especialmente em tempos difíceis.

Respondendo à minha própria pergunta: de fato, a minha resenha não muda nada no mundo. Mas enquanto a felicidade estiver também em ler e falar sobre as minhas leituras, o sentido de fazê-los será inegável. Afinal, a arte não cura o corpo, mas remenda a alma, especialmente quando as rachaduras ameaçam se transformar em abismos dentro de nós.

Editora: Dublinense
Autor: Afonso Cruz
Publicação original: 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s