Resenha de Escola de contos eróticos para viúvas – Balli Kaur Jaswal

Filha de imigrantes indianos, Nikki mora em Londres e faz o que pode para se distanciar da cultura de seus ancestrais. No entanto, a morte do pai traz também problemas financeiros e, para ajudar a família, ela começa a dar aulas de escrita criativa para viúvas da comunidade punjabi.

Já no primeiro dia, Nikki percebe que houve um mal entendido: as mulheres se inscreveram para a alfabetização básica em inglês e não para aprender a escrever histórias. Sentindo-se enganada, a jovem quer desistir de seu novo emprego – é quando suas alunas se deparam com um livro erótico, que transforma completamente a situação.

E então, Nikki entende que, por trás do título de viúvas, existem mulheres com desejos, fantasias e uma fome insaciável de descobrirem mais sobre si mesmas.

Escola de contos eróticos para viúvas me chamou a atenção pelo título e por fugir do padrão a que estamos acostumados: nascida em Singapura e com raízes punjabi, Balli Kaur Jaswal explorou sua ancestralidade para nos entregar uma trama que é leve e divertida, mas também necessária e impactante.

Como sempre, foi doloroso saber que as situações retratadas no livro fazem parte da realidade de muitas mulheres indianas. No entanto, também foi gratificante acompanhar a jornada de libertação e autoconhecimento das personagens. E quando digo “libertação” e “autoconhecimento”, não me refiro apenas em termos sexuais, mas principalmente como mulheres, para além dos títulos de esposas ou viúvas.

Gostei muito de como o livro mostra que também pode haver liberdade em seguir as tradições. Não estou dizendo que concordo 100% com a cultura indiana e, ao retratar a invisibilidade das viúvas, Jaswal deixa claro que também tem suas discordâncias. Mas nós, aqui no Ocidente, temos a mania de medir tudo pela nossa régua. O que, muitas vezes, significa invalidar qualquer costume diferente dos nossos.

Acredito que alguns aspectos da história poderiam ter sido melhor explorados, assim como as relações entre os personagens poderiam ter sido melhor construídas. Porém, é inegável que Escola de contos eróticos para viúvas cumpre sua proposta: entretém, expande nossos horizontes e inspira.

Afinal, as viúvas não se inscreveram para aprender a escrever contos – muito menos eróticos. Mas acabaram se tornando donas das histórias mais importantes: as delas mesmas.

Título original: Erotic Stories for Punjabi Widowsace
Editora: Essência
Autora: Balli Kaur Jaswal
Tradução: Flavia Souto Maior
Publicação original: 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s