Resenha de Felix para sempre – Kacen Callender

Não tenho medo de dizer: Felix para sempre é um livro que todos deveriam ler.

Felix Love é um adolescente de 17 anos que sonha em amar e ser amado – o que ele considera irônico, já que carrega “amor” em seu sobrenome. Felix tem muito orgulho de sua identidade, mas sabe que ser negro, queer e transgênero nem sempre é fácil, mesmo em Nova York, mesmo nos dias de hoje.

Seu receio de ser marginalizado por conta de sua identidade se torna real quando um estudante anônimo faz uma galeria de fotos na escola, expondo imagens de Felix antes da transição. E para piorar, ele começa a receber mensagens transfóbicas no Instagram. Com um suspeito em mente, ele arma um plano de vingança – mas é claro que nem tudo corre como o esperado.

Só pela sinopse, eu já sabia que iria gostar de Felix para sempre. Mas confesso que o livro me surpreendeu e me arrebatou. Os questionamentos sobre identidade de gênero permeiam toda a história, de maneira totalmente honesta e real. O que não é exatamente surpresa já que a vivência do protagonista tem muito da experiência de Kacen Callender, que também foi designado mulher no nascimento.

A relação de Felix com o pai me tocou bastante e, com ela, o autor propõe reflexões sobre aceitação, apoio, validação, compreensão e respeito. Assim, somos levados a pensar sobre as diferenças que existem entre essas palavras e a forma como cada uma impacta em quem somos e como nos enxergamos pelos olhos dos outros – especialmente aqueles que amamos.

Callender também foi muito certeiro ao falar sobre rótulos. Com Ezra, o melhor amigo de Felix, o autor mostrou que nem todos sentem a necessidade de se encaixar em um grupo. Já o protagonista acredita que se encontrar em uma definição pode significar acolhimento e compreensão. A essa reflexão, soma-se a sociedade e os padrões impostos, não apenas em relação a gêneros, mas também sobre caminhos que, muitas vezes, nos vemos obrigados a seguir.

Questões de classe, a importância da representatividade e o abandono parental também compõem a extensa lista de temas bem abordados na obra de Callender. Felix é um dos personagens mais sinceros e cativantes que conheci nos últimos tempos. E sua coragem de se olhar para realmente descobrir quem é, em diversos aspectos, é inspiradora!

Tratando de temas urgentes e necessários, Felix para sempre pode ser o acolhimento que você precisa caso esteja enfrentando os mesmos questionamentos que o protagonista. Mas, definitivamente, é aprendizado para todos e eu espero que também seja o início de conversar que precisamos ter cada vez mais.

Porém, a essência de Felix para sempre é o amor que nos permitimos receber. As situações vividas pelo protagonista evidenciam as barreiras que construímos, feitas do medo que sentimos diante da possibilidade de sermos felizes e amados e de, eventualmente, perder tudo isso. Mas eu acredito que a vida seja sobre a verdade e a intensidade do amor que damos e recebemos. E suspeito que, no fim das contas, Felix concorda comigo!

Título original: Felix Ever After
Editora: Nacional
Autor: Kacen Callender
Tradução: Vic Vieira
Publicação original: 2020

Parceria paga com Editora Nacional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s