Resenha de Sem ar – Jennifer Niven

Sem ar tinha tudo para ser uma ótima leitura. Mas não foi bem assim.

O livro conta a história de Claudine Henry durante o verão antes da ida para a faculdade. O plano era uma road trip com sua melhor amiga, Saz. Mas o que acontece acaba sendo bem diferente: seus pais anunciam o divórcio e Claude segue com a mãe para uma ilha remota.

Sem sinal de celular e longe dos amigos, Claude conhece Jeremiah, um garoto misterioso e encantador à sua maneira. Os dois tentam resistir ao romance, pois sabem que o relacionamento não pode sobreviver ao fim do verão. No entanto, a eternidade tem formas diferentes de se manifestar, não tem?

Segundo Jennifer Niven, Sem ar é a mais pessoal de suas obras. E como me emocionei já com a carta da autora, enviada junto com o livro pela editora Seguinte, pensei que a leitura fosse me tocar de uma maneira especial. Me enganei.

Desde o início do livro, Claude testou a minha paciência com seu egoísmo e dramaticidade. “Ah, mas young adults são assim mesmo”, vocês podem me dizer. Não, não são e não precisam ser. Entendo a intensidade com que sentimos tudo quando somos adolescentes. E até mesmo aquela sensação de que os nossos problemas são os maiores do mundo. Mas nada disso justifica – ou deveria justificar – a falta de empatia e, no caso de Sem ar, a maneira com que Claude trata os amigos e, principalmente, a mãe.

Então, sim, o comportamento da protagonista comprometeu bastante a minha experiência de leitura – e não senti que houve uma jornada de aprendizado real em relação a isso. Porém, gostei muito da atmosfera da história: o verão em uma ilha remota e a sensação de recomeço são ingredientes irresistíveis! Também gostei de ver as homenagens de Jennifer a dois de seus autores favoritos, Bram Stoker e Shirley Jackson, que dão nome a personagens queridos da história.

Apesar de todas as críticas, Sem ar não é um livro ruim. É muito bem escrito, assim como Por lugares incríveis e Juntando os pedaços, e também aborda temas importantes. Apenas não funcionou para mim.

Título original: Breathless
Editora: Seguinte
Autora: Jennifer Niven
Tradutor: Alessandra Esteche
Publicação original: 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s