
O que faria você repensar a sua vida?
Para Chloe Brown foi o fato de quase ser atropelada por um carro em alta velocidade. Naquele milésimo de segundo em que sua vida foi poupada, ela tomou uma decisão: listar tarefas que poderiam ajudá-la a “acordar para a vida” e construir um obituário mais interessante.
Contar com a ajuda de Red Morgan, o vizinho bonitão, não estava nos planos de Chloe. Mas uma amizade acaba surgindo entre os dois, e é quando eles percebem que têm muito mais em comum do que poderiam imaginar.
Acorda pra vida, Chloe Brown é inegavelmente um romance clichê. Mas eu diria que é o meu estilo de romance clichê favorito atualmente: aquele que aquece o nosso coração com acontecimentos que já esperamos, mas que também nos surpreende com uma série de elementos e ingredientes que passam longe do lugar comum.
A representatividade e a quebra de padrões são pontos altos da obra de Talia Hibbert. Chloe é uma mulher negra e gorda, que sofre de fibromialgia. Nunca convivi com ninguém que tivesse a condição, mas a forma como a autora retratou não apenas as dores físicas da protagonista, como também as emocionais, me pareceu bastante real. Conhecer a história de Chloe, para além da fibromialgia, e também acompanhar sua luta contra traumas do passado foi inspirador!
Já com Red, Hibbert aborda o relacionamento abusivo. Sabemos que as mulheres são a grande maioria das vítimas dessa situação – no entanto, isso não quer dizer que os homens não possam passar pelo mesmo. E a história do co-protagonista chama a atenção para essa “nova” ótica de maneira honesta e responsável.
O tempero da história ficou por conta das cenas sensuais, que surpreenderam muitos na leitura coletiva que fizemos no Clube Namanita! Particularmente, eu reduziria um pouco a carga hot do livro. Porém, como estavam dentro de um contexto adequado, não foi algo que me incomodou!
Por fim, Hibbert ainda pincelou questões de classe e raça – nada muito aprofundado, mas o suficiente para trazer breves, porém importantes reflexões. E com essa combinação certeira de temas e dois protagonistas tridimensionais e cativantes, Acorda pra vida, Chloe Brown se tornou tão clichê quanto original!
Título original: Get a life, Chloe Brown
Editora: Paralela
Autora: Talia Hibbert
Tradutor: Lígia Azevedo
Publicação original: 2019