Resenha de No seu pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie

Não canso de dizer o quanto ler Chimamanda Ngozi Adichie é imprescindível. E No seu pescoço, mesmo não sendo tão incrível quanto Americanah e Hibisco Roxo, só reforça a minha opinião.

O livro reúne 12 contos, que abordam temas pelos quais a autora nigeriana se tornou conhecida, como imigração, desigualdade econômica, racial e de gênero, conflitos religiosos e políticos. Também esbarra na temática LGBTQ e explora romance e dramas familiares.

Estaria mentindo, porém, se dissesse que No seu pescoço foi uma leitura tão fluida e envolvente quanto os outros livros que li de Chimamanda. Por conta do formato de contos, mas também porque acredito que o estilo da autora ainda estivesse em desenvolvimento – e o experimentalismo fica cada vez mais nítido ao longo do livro, que foi publicado em 2008.

Meus contos favoritos foram A Cela Um, Uma experiência privada e Os Casamenteiros. Gostei bastante do conceito de Jumping Monkey Hill e amei a metáfora em Fantasmas. O conto que dá título ao livro me chamou a atenção pela narração em segunda pessoa. Fui positivamente surpreendida por Amanhã é tarde demais e gostei muito da abordagem da ancestralidade em A historiadora obstinada (embora não tenha gostado muito do conto em si).

Quem já conhece o trabalho da autora com certeza irá gostar também de No seu pescoço. Já para quem nunca leu a autora, recomendo começar por Americanah ou Hibisco Roxo. De qualquer maneira, o livro de contos traz ótimos aprendizados e reflexões, o que não poderia ser diferente em se tratando da genialidade de Chimamanda.

Título original: The thing around your neck
Editora: Companhia das Letras
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradutor: Julia Romeu
Publicação original: 2008

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s