Resenha de Depois, novo livro de Stephen King

Jamie Conklin vê pessoas mortas.

Aos 8 anos, Jamie já sabe que seu dom (ou seria maldição?) o torna diferente das outras crianças. E a pedido de sua mãe, o garoto não fala muito sobre o assunto – o que não é exatamente um sacrifício. No entanto, transformar a habilidade em segredo não é o suficiente para manter Jamie a salvo.

Eu já desisti de controlar as minhas expectativas quando se trata de Stephen King. E com Depois, o mais novo livro do autor, não foi diferente. Mas a pergunta que não quer calar é: minhas expectativas foram atendidas?

Já adianto que Depois não é uma obra extraordinária, mas é boa o bastante para deixar a sua marca. Jamie, o protagonista e narrador, é cativante e carismático e sua jornada é tão envolvente quanto surpreendente – e, admito, um pouquinho assustadora também. Aliás, se a premissa da história fez você lembrar de O Sexto Sentido, saiba que King também lembrou e fez algumas referências divertidas ao filme durante o livro!

Com apenas 192 páginasDepois combina a trama sobrenatural ao ritmo frenético de um thriller, com direito a assassinos e assassinados. E, como boa parte das histórias do autor, mostra também os desafios que enfrentamos conforme crescemos e amadurecemos. Evidencia o quanto a inocência da infância muitas vezes nos protege e o quanto compreender o mundo real (ou tentar) se torna cada vez mais doloroso.

Talvez, o final tenha impedido que Depois se tornasse um favorito. Ao mesmo tempo, foi também o que me trouxe a maior reflexão sobre a leitura. Não sei dizer se foi a intenção de King, mas a história de Jamie e principalmente o seu desfecho me fizeram pensar sobre quanto o depois nos assombra. Um fantasma feito de medos e também possibilidades, que nos acompanha desde sempre e para sempre.

Título original: Later
Autor:
Stephen King
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma
Publicação original: 2021

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s