Resenha de A Troca – Beth O’Leary

Você trocaria de vida com a sua avó?

Quando perdeu a irmã, Leena perdeu também uma grande parte de si. E aos 29 anos, sente que não é mais quem costumava e deveria ser. Sua avó, Eileen, foi abandonada pelo marido e, beirando os 80 anos, luta para se reinventar e segue em busca de um novo amor.

Depois de sofrer um colapso nervoso, Leena é afastada do trabalho e decide visitar Eileen. E é quando ela tem a ideia de trocar de lugar com a avó, que topa a experiência inusitada. Então, Leena vai morar na pequena cidade de Hamleigh, no interior da Inglaterra, enquanto Eileen segue para Londres. E ao embarcar nessa jornada, avó e neta encontram novas perspectivas sobre si e o mundo que as cerca.

A Troca foi uma das leituras mais deliciosas que fiz nos últimos tempos! Divertido e envolvente, o segundo livro de Beth O’Leary é do tipo que também emociona e traz reflexões. Afinal, é uma história sobre família e o quanto, muitas vezes, queremos proteger aqueles que amamos, mas não sabemos exatamente como.

Também é uma história sobre luto, e a autora aborda o tema da maneira mais leve possível, mas ainda realista e honesta. Mostra como cada pessoa reage de um jeito diferente à perda e como, frequentemente, é mais fácil nos permitimos sentir raiva do que tristeza. E por fim, com os conflitos entre Leena e a mãe, retrata muito bem o quanto  a dor pode nos isolar, fazendo com que nos afastemos de quem amamos e percamos o caminho de volta.

Mas o meu aspecto favorito de A Troca é a reflexão acerca da solidão dos idosos. Tanto a experiência de Leena, quanto a de Eileen nos lembra que, independentemente da idade, são pessoas vivendo suas vidas como qualquer outra e que as possibilidades de transformação não são exclusivas dos mais jovens. “Eu me pergunto quantas pessoas fascinantes estão esquecidas em apartamentinhos assim por toda a cidade…”, diz Eileen em um trecho que ficou gravado em mim.

Família, luto, relacionamento abusivo, velhice, juventude… A Troca aborda tudo isso, mas, acima de tudo, é uma história sobre mulheres se redescobrindo e se reinventando, não importa em que idade ou situação. É um divertido encontro de gerações, em que aqueles que abrem o coração para o novo têm muito a aprender e também a ensinar.

Título original: The Switch
Autora: 
Beth O’Leary
Tradutor: Ana Rodrigues
Editora: Intrínseca
Publicação original: 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s