Resenha de Um lugar só nosso – Maurene Goo

Lucky é uma estrela do K-Pop e, aos 17 anos, está pronta para expandir a carreira para o ocidente. Ou assim ela imagina. Já Jack trabalha na empresa bem-sucedida do pai, quando na verdade quer ser fotógrafo. Certa noite, os caminhos dos dois se cruzam, dando a eles a oportunidade de serem outras pessoas por algumas horas. Longe da fama e das expectativas alheias, Lucky e Jack têm a chance de conhecerem um ao outro e também a si mesmos.

Um lugar só nosso é um daqueles romances envolventes e deliciosos de acompanhar! A história se passa em apenas 24 horas, criando uma atmosfera mágica e intensa. Mas, apesar da velocidade com que tudo acontece, acredito que Maurene Goo tenha conseguido criar sentimentos e questionamentos reais e plausíveis para os dois protagonistas.

A trama se passa em Hong Kong, e eu adorei conhecer a cidade através dos olhos de Lucky e Jack. Um dos meus pontos favoritos do livro foi a abordagem, sutil, mas cirúrgica, da ascendência dos protagonistas. Como norte-americanos descendentes de coreanos, eles não sentem que pertencem totalmente aos Estados Unidos, tampouco ao território asiático. E, como descendente de japoneses, me identifiquei bastante com esse aspecto.

Por meio de Jack, somos levados a refletir sobre as cobranças e expectativas que os outros e nós mesmos colocamos sobre nossos ombros. E o quanto tudo isso, muitas vezes, nos afasta dos nossos verdadeiros sonhos e aspirações. Já Lucky traz reflexões sobre padrões de beleza, o preço da fama e o quanto ter poder não significa ter controle.

Pode parecer uma história longe da nossa realidade, por diferentes razões. No entanto, é possível, sim, se conectar com os personagens, em tudo aquilo que é universal: de medos a desejos, passando por frustrações e sonhos.

Título original: Somewhere only we know
Autora: 
Maurene Goo
Tradutora: Lígia Azevedo
Editora: Seguinte
Publicação original: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s