Resenha de Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

Como ser antirracista?

Já sabemos que o primeiro passo é reconhecer que não sabemos tanto quanto pensamos sobre o que é racismo. E por isso, podemos, sim, ser racistas em algum grau, em algum momento, e compactuar com o racismo. Seja nos beneficiando do privilégio branco, perpetuando falas e pensamentos racistas ou simplesmente não falando sobre o tema.

Muitas vezes, fazemos isso sem perceber. Justamente porque são ideias tão arraigadas em nossa sociedade e nossas mentes, que acabam sendo erroneamente naturalizadas. Sendo assim, o segundo passo é parar para escutar, se informar e questionar – o mundo e a si mesmo.

Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, é a leitura ideal para iniciar o processo. Direto ao ponto, nos leva a questionamentos necessários para começarmos a entender como funciona o racismo no Brasil e como podemos contribuir para a luta antirracista.

E eu poderia falar muito mais sobre o livro, mas prefiro compartilhar alguns dos muitos trechos que grifei:

“O racismo é, portanto, um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo”.

“… para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade. Portanto, frases como ‘eu não vejo cor’ não ajudam“.

“Portanto, o racismo foi inventado pela branquitude, que como criadora deve se responsabilizar por ele […] Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação“.

“A importância de estudar autores negros não se baseia numa visão essencialista, ou seja, na crença de que devem ser lidos apenas por serem negros. A questão é que é irrealista que numa sociedade como a nossa, de maioria negra, somente um grupo domine a formulação do saber”.

Então, se você está realmente disposto a escutar, aprender e se tornar antirracista, eu recomendo que leia AGORA o livro de Djamila Ribeiro.

Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Publicação original: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s