Resenha de Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery

O plano dos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert era adotar um garoto órfão para ajudá-los com os afazeres em Green Gables. Quando um engano leva Anne Shirley à fazenda, a solução parece fácil: devolver a criança ao orfanato e desfazer o equívoco. No entanto, os dois logo irão descobrir que nada é tão simples quando se trata da encantadora garota ruiva de 11 anos que acabou de chegar em suas vidas.

Assisti às três temporadas de Anne with an E no início do ano e, contrariando as minhas expectativas, me apaixonei. Por saber das diferenças entre adaptação e original, confesso que nunca tive a intenção de ler o livro. Não queria colocar em risco a minha adorável experiência com a série. Mas Anne de Green Gables venceu o desafio #NamanitaVaiLer, e eu não pude mais ignorar o clássico de Lucy Maud Montgomery. E, no fim das contas, eu só posso agradecer por isso! Afinal, assim como a adaptação, o livro me conquistou completamente.

Ao mesmo tempo em que existem diferenças consideráveis entre Anne with an EAnne de Green Gables, é evidente que a essência de todos os personagens foi mantida. É possível escutar a voz de Amybeth McNulty enquanto lemos os “monólogos” de Anne e visualizar cada expressão de Marilla e Matthew, interpretados por Geraldine James e R.H. Thomson. Gostei muito de como o livro explora a personalidade de Marilla, deixando ainda mais claros seus sentimentos por Anne e também suas dificuldades em expressá-los.

Publicado em 1908Anne de Green Gables foi realmente um livro à frente de seu tempo. Ainda que sem perceber, Anne sempre foi questionadora e, muitas vezes, desafiou o status quo. E, assim, trouxe novas perspectivas para os irmãos Cuthbert e toda Avonlea. Muitas das mudanças que a história sofreu na adaptação não apenas evidenciam valores e ensinamentos que o livro já traz, como também trazem questões ainda mais atuais.

Em Anne de Green Gables, acompanhamos a protagonista dos 11 aos 16 anos. A passagem do tempo torna a leitura mais dinâmica e resulta em uma história incrível sobre o coming of age – é mágico acompanhar o amadurecimento de Anne! Com esta personagem memorável, Lucy Maud Montgomery mostra o quanto crescer é difícil, e também inevitável. Mas, entre os muitos aprendizados que Anne nos traz, o mais valioso é: quando o nosso lugar no mundo parece não existir, só cabe a nós construí-lo.

Título original: Anne of Green Gables
Autora: 
Lucy Maud Montgomery
Tradutor: Márcia Soares Guimarães
Editora: Autêntica
Publicação original: 1908

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s