Resenha de Teto para dois – Beth O’Leary

Já faz três meses que o conturbado relacionamento de Tiffy e Justin chegou ao fim. Portanto, está mais do que  na hora de deixar a casa do ex. Sem muito dinheiro, ela acaba aceitando uma proposta inusitada: dividir um apartamento com um total desconhecido.

O total desconhecido é Leon. Ele é enfermeiro e trabalha no turno da noite, então, decide sublocar o local nos momentos em que não está em casa. É uma medida drástica, mas Leon precisa do dinheiro para continuar ajudando o irmão.

O detalhe é que o apartamento só tem uma cama. E por mais que os dois durmam em momentos e lados diferentes, dividir um espaço tão íntimo com um desconhecido pode ser, no mínimo, estranho.

Durante boa parte de Teto para dois, Tiffy e Leon conversam por meio de post-its, já que nunca se encontram – apesar de dividirem a mesma casa. Os recados, especialmente de Tiffy, são divertidos e espirituosos, tornando a leitura fluida e dinâmica. É uma delícia acompanhar a evolução do “relacionamento” dos protagonistas e sentir as expectativas crescendo – dentro deles e de nós também.

romance, claro, é o foco da história, que também não deixa a desejar no senso de humor. Mas as tramas paralelas não só enriquecem o enredo, como também fazem com que o livro não gire apenas em torno do encontro de Tiffy e Leon. É por meio delas que conhecemos mais dos protagonistas, para além das interações entre eles. O resultado são personagens complexos e, portanto, relações tridimensionais.

Se você pensa que já sabe o que vai acontecer em Teto para dois, é bem provável que não esteja errado. No entanto, Beth O’Leary foge dos clichês absolutos ao abordar temas atuais e necessários, como relacionamento abusivo e injustiça criminal. Não é nada muito aprofundado, até porque acredito que não tenha sido a intenção da autora. Mas é o suficiente para colocar as problemáticas em foco e em discussão. A única ressalva que faço é: gostaria que Beth O’Leary tivesse sido um pouco mais objetiva em relação à situação de Richie, irmão de Leon.

Divertido e envolvente, Teto para dois merece todos os elogios que recebeu! O exemplo perfeito de que um romance não precisa se desconectar de questões reais para ser encantador e delicioso.

Título original: The Flatshare
Autora: 
Beth O’Leary
Tradutora: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Publicação original: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s