Resenha de Um casamento americano – Tayari Jones

Celestial e Roy vivem o sonho de muitos jovens americanos: recém-casados, levam uma vida confortável e promissora em Atlanta – ela, uma artista em ascensão; e ele, um executivo bem-sucedido. Até que, em mais um caso de injustiça racial, Roy é condenado por um crime que não cometeu

Um livro difícil de digerir. É assim que eu defino Um casamento americano.

Primeiro, e principalmente, pela injustiça racial que se desenrola sob os nossos olhos. Testemunhar a prisão indevida de Roy é doloroso – especialmente por saber que não se limita à ficção, pelo contrário. A experiência do personagem na penitenciária foi de certa forma amenizada ao ser narrada por meio da troca de cartas. Ainda assim, é possível sentir a frustração, a solidão e a tristeza de Roy.

E tais sentimentos permeiam todo o livro, tornando-o ainda mais difícil de digerir. É difícil explicar sem revelar demais, porém, é fato que a prisão foi apenas a primeira injustiça que tomou conta da vida de Roy. Por outro lado, o protagonista também é falho, e algumas de suas atitudes são bem difíceis de engolir. E Celestial e a grande maioria dos personagens também cometem erros ou, no mínimo, tomam decisões que dividem os leitores.

Confesso que não me conectei com o casal enquanto “pessoas”. E não duvido que essa tenha sido a intenção de Tayari Jones. Com Um casamento americano, a autora queria justamente mostrar o impacto negativo que o encarceramento em massa nos Estados Unidos causa na vida das pessoas negras. E talvez, se nos afeiçoássemos  mais a Roy e Celestial, nossos sentimentos em relação a eles e à situação ficariam misturados.

Ao criar personagens controversos, o absurdo da condenação injusta se torna o verdadeiro foco da trama. Independentemente da nossa visão sobre suas atitudes, a verdade é absoluta: a prisão indevida foi apenas a primeira peça do dominó a ser derrubada, dando início a um processo impossível de parar. A grande protagonista do livro é a injustiça racial, que afeta milhares de Roys e Celestials mundo afora. E esse é o motivo pelo qual vale a pena ler Um casamento americano.

Título original: An american marriage
Autora: 
Tayari Jones
Tradutor: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Publicação original: 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s