Relendo Amor e Gelato: minha opinião mudou?

Sim, eu sou viciada em releituras. E sim, outubro tem sido o mês de reencontrar histórias que eu amo. E uma delas foi Amor e Gelato.

Li a obra de Jenna Evans Welch em 2017 e fiquei absolutamente encantada! No livro, conhecemos Lina Emerson que, pouco antes de perder a mãe para o câncer, promete para ela que irá passar uma temporada na Itália. Pode parecer uma promessa fácil de cumprir, mas Lina não quer se separar da melhor amiga, Addie, e muito menos morar com Howard, o amigo de sua mãe que ela nem conhece.

Mas é claro que, aos poucos, Lina descobre os encantos de Florença. E junto com a protagonista, andamos de scooter pelas ruelas da cidade, contemplamos o pôr do sol sobre a Ponte Vecchio, perdemos o fôlego diante do Duomo, quase sentimos o gelato derretendo dentro de nossas bocas e, claro, encontramos o amor.

No entanto, Amor e Gelato não se resume a romance e passeios pela Itália. A dor da perda e o luto são ingredientes fundamentais dentro da história de Lina. E o que mais me surpreendeu na minha primeira leitura foi que a autora soube retratá-los de maneira real e honesta, ao mesmo tempo em que manteve a proposta leve e descontraída do livro.

Desta vez, o meu aspecto preferido de Amor e Gelato foi a exploração do passado de Hadley, mãe de Lina. Quando chega a Florença, a protagonista recebe o diário que a mãe escreveu na época em que morou na Itália. Nele, ela encontra muitas perguntas, mas também respostas. E o mais importante, percebe aquilo que, com frequência, muitos esquecemos: nossos pais também são feitos de sonhos, frustrações, conquistas, amores avassaladores e não correspondidos. Nossos pais são tão humanos quanto nós.

Ao reler Amor e Gelato, eu desejei tanto ter tido a mesma sorte de Lina! Não a de viver o amor em Florença. Mas a de conhecer um pouquinho mais dos sonhos e das frustrações que a Luiza viveu antes de se tornar a minha mãe.

Já leram ou querem ler Amor e Gelato?

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s