Resenha de Teoricamente princesa – Alyssa Cole

“Para todas as pessoas que ouviram que não podiam ser princesas: vocês sempre foram”.

Naledi Smith vive em Nova York, onde se desdobra para dar conta da pós-graduação e dos vários empregos. Órfã desde a infância, ela passou por vários lares temporários e aprendeu a viver muito bem sozinha. Já o príncipe Thabiso faz parte da realeza de Thesolo e, cansado da pressão da família e de seu povo, decide reencontrar sua prometida, desaparecida há muitos anos, para enfim se casar.

Naledi não faz ideia de que seu passado misterioso inclui o título de princesa de Thesolo. Então, quando recebe insistentes e-mails falando sobre seu destino como a esposa de um príncipe africano, ela pensa ser vítima de um golpe. Ainda assim, Thabiso encontra Naledi, que o confunde com o novo funcionário do restaurante em que trabalha. E esta acaba se revelando a chance de Thabiso ser visto como o homem que é, por trás do título real.

O problema é: como Naledi irá reagir quando souber de toda a verdade?

Teoricamente princesa é uma leitura um tanto fora da minha zona de conforto. Mas, quando soube da representatividade presente na obra de Alyssa Cole, fiquei super curiosa! E, de fato, o meu aspecto favorito da história foi justamente ver um “romance clichê” protagonizado por personagens que desafiam tantos estereótipos e padrões.

O romance em si não traz grandes surpresas, mas é gostoso acompanhar o desenrolar da relação entre Naledi e Thabiso – e claro, fica a expectativa sobre o momento da revelação. No entanto, isso não quer dizer que a trama não tenha reviravoltas. Como a autora também traz questionamentos do príncipe e até aspectos da vida política de Thesolo, a história pode nos surpreender em pontos inesperados.

Gostei muito de como Cole abordou temas como machismo e racismo de maneira contundente, mas mantendo a proposta leve e descontraída do livro. As problemáticas, infelizmente, fazem parte da vivência de Naledi, mas ela não se resume a tais questões!

Divertido, cativante e com uma boa dose de sensualidade, Teoricamente princesa é uma leitura que relembra da importância de quebrar os padrões e inspira a enxergarmos além dos estereótipos que o mundo muitas vezes impõe, a nós e aos outros.

Título original: A Princess in theory
Autor: 
Alyssa Cole
Tradutor: Fernanda Cosenza
Editora: Clube Essência
Ano: 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s