O Iluminado é uma das histórias mais célebres de Stephen King. E também o livro que deu origem ao clássico do cinema, dirigido por Stanley Kubrick. E para celebrar as duas obras-primas, compartilho 5 curiosidades sobre elas:
1. Depois de ambientar seus dois primeiros livros, Carrie, a estranha e ‘Salem, no Maine, King quis mudar o cenário. Então, escolheu o estado do Colorado, onde ele e Tabitha, sua esposa, se hospedaram no Stanley Hotel. Como era a véspera do encerramento da temporada, os dois eram os únicos hóspedes. À noite, King decidiu dar uma volta pelo hotel, e foi quando encontrou o bar e o barman chamado Grady. Para quem já leu O Iluminado, as referências com certeza não passaram despercebidas. “Eu tinha o livro inteiro na minha cabeça”, contou o autor.
2. A inspiração para o título do livro (em inglês, The Shining) veio do trecho “We all shine on”, da música Instant Karma, de John Lennon.
3. Diferente dos dois livros publicados anteriormente, O Iluminado era uma história muito mais pessoal para King. Jack Torrance era a personificação de sua própria culpa. Assim como o personagem, o autor também teve dificuldades para se afirmar como escritor. E da mesma forma que Torrance, King também lidou com “surtos de violência mental”. “Graças a Deus, fui capaz de reprimi-los”, comentou o autor.
4. Depois de dirigir 2001: Uma odisseia no espaço e Laranja mecânica, já dois clássicos do cinema, Stanley Kubrick procurava uma mudança de ares. Em 1966, o diretor já havia dito que gostaria de fazer “o filme mais assustador do mundo”. Mas declinou o convite para dirigir O Exorcista, lançado em 1973, já que almejava uma visão mais clássica do terror. E encontrou exatamente o que queria em O Iluminado.
5. Assim como boa parte de seus fãs, King não ficou satisfeito com a adaptação de O Iluminado. “No livro, existe um arco em que você acompanha Jack Torrance tentando ser bom e, pouco a pouco, enloquecendo. E até onde eu sei, no filme, Jack está louco desde a primeira cena“, explicou. Eu apenas concordo!
BÔNUS
Assim como o Overlook, o Stanley Hotel parece ser realmente mal-assombrado. O quarto 217 é considerados um dos lugares mais inóspitos da propriedade e foi lá que King e Thabita passaram a noite – hoje, a acomodação conta com uma coleção de livros do autor. Ao que tudo indica, a presença no quarto é de Elizabeth Wilson, que era camareira do hotel quando uma tempestade o atingiu em 1911.
Em 2016, Henry Yau visitou o Stanley Hotel e acredita ter fotografado um fantasma na escada. Será?
Você já leu ou assistiu O Iluminado? O que achou?
[…] >> Veja também: 5 curiosidades sobre O Iluminado […]