Resenha de O stalker e a patricinha – Francisco Scattolin

Já faz um tempo que Augusto observa Luanna, a vizinha do prédio ao lado. Ele está desempregado e mal consegue pagar o aluguel. Ela mora com os pais em um belo apartamento e tem um bom emprego. E é evidente que a distância entre os dois é muito maior do que os metros que separam suas janelas. Em uma noite qualquer, porém, a relação de Augusto e Luanna acaba se transformando em mais uma das muitas situações improváveis trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

Se você imaginou que O Stalker e a Patricinha romantizaria a situação, pode esquecer. Em poucas páginas, Francisco Scattolin explora a transgressão cometida por Augusto de maneira que o leitor (e, principalmente, a leitora) sinta que sua privacidade também foi violada.

No entanto, o (péssimo) hábito de Augusto também expõe a solidão que ele sente. Nada que justifique suas atitudes, mas algo que  nos leva a pensar sobre um dos sentimentos que tem sido tão exacerbado pelo isolamento social. E, na verdade, é exatamente o que acaba unindo os dois vizinhos.

Gostei muito de como Scattolin explorou as diferenças entre classes sociais – outra problemática agravada pela pandemia. O autor não coloca a questão de maneira tão explícita, mas o suficiente para que nos demos conta dos nossos privilégios. O cenário de O Stalker e a Patricinha, aliás, me levou automaticamente aos bairros luxuosos de São Paulo, em que a desigualdade social é escancarada.

Para além do contexto de pandemia, O Stalker e a Patricinha nos envolve em questionamentos morais e sociais extremamente atuais. São apenas 29 páginas, mas a trama é intrigante e reviravoltas não faltam. E o desfecho… é para deixar o leitor esperando por mais.

Autor: Francisco Scattolin
Ano: 2020

*parceria paga com Francisco Scattolin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s