Desde que se mudou para um novo apartamento com os pais, Coraline tem se dedicado a explorar o local e, em uma de suas andanças, encontra uma porta misteriosa que está sempre trancada.
⠀
Quando finalmente convence a mãe a abri-la, Coraline descobre que, do outro lado, existe apenas uma parede de tijolos. No entanto, ao destrancar a porta novamente, e sozinha, ela se depara com um cômodo exatamente igual ao de sua casa. Lá, ela conhece seus “outros pais”, idênticos aos de verdade, mas com estranhos botões no lugar dos olhos.
⠀
No início, Coraline acredita que os “outros pais” sejam mais interessantes do que os seus, que muitas vezes podem ser entediantes. Mas, quando eles a convidam para ficar para sempre do outro lado da porta, Coraline percebe suas verdadeiras intenções e decide recusar o convite. Porém, não será nada fácil escapar de sua outra mãe.
⠀
Coraline é uma história simples, no melhor sentido da palavra. E, exatamente por isso, é tão poderosa! O universo paralelo criado por Neil Gaiman não apenas assusta e intriga crianças e adultos, como também propõe reflexões pertinentes para as duas faixas etárias. Além disso, Coraline é corajosa e ousada, portanto, toda idade é perfeita para se sentir inspirado por ela!
⠀
O livro me lembrou da série Só perguntas erradas, de Lemony Snicket. As histórias em si não têm muito em comum, mas a forma como Gaiman retratou a perspicácia e a sabedoria das crianças, assim como a inteligência inocente que é tão característica delas, talvez seja o motivo dessa associação.
⠀
Em se tratando de Gaiman, não é surpresa que a fantasia seja o ponto de partida da trama. Mas a moral da história não poderia ser mais real e atemporal. Afinal, o mundo paralelo explorado por Coraline faz uma bela analogia àquilo que nunca nos deixa impassíveis: o bem e o mal, o amor e o ódio.
Título original: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Tradutor: Bruna Beber
Editora: Intrínseca
Ano: 2002
Livro lindo, Nádia!
Eu também estou lendo.
Assisti ao filme e sou apaixonada por essa história!
Abraços,
Drica.
A história é incrível, né? Tão rica <3