Resenha de Medicina Macabra – Thomas Morris

Dentes que explodiram sozinhos. Um menino que vomitou um feto. Um pênis partido ao meio. Estes são apenas três dos mais de 50 casos que você irá encontrar em Medicina Macabra.

Thomas Morris é jornalista e estreou como escritor com The Matter of the Heartque conta a história das cirurgia cardíaca desde o seu surgimento, no final do século 19, até os dias de hoje. Enquanto lia dissertações e artigos técnicos sobre o tema, Morris se deparou com outros casos que poderiam ser considerados, no mínimo, bizarros. Então, ele chegou à conclusão de que compartilhá-los com o mundo fazia parte de sua missão. E assim nasceu Medicina Macabra.

Como fui leitora assídua de revistas como Superinteressante e Mundo Estranho, a obra de Morris não precisou de muito para chamar a minha atenção. Dividido em sete partes, o livro aborda diversos aspectos da medicina: desde os já citados casos bizarros até as curas inesperadas, passando por remédios improváveis, cirurgias absurdas, entre outros. Todos os episódios narrados aconteceram entre o início do século 17 e a virada para o século 20 – o que torna tudo ainda mais assustador, já que sabemos que a medicina evoluiu “um pouquinho” nos últimos 100 anos.

No início, fiquei simplesmente viciada em Medicina Macabra. Os casos são curtos e intercalam trechos dos documentos técnicos com as observações perspicazes do autor, que sempre tem uma boa dose humor ácido para injetar no texto. A sensação foi realmente a de ler uma revista (saudades, aliás!).

No entanto, eu confesso que, lá pela metade, a leitura começou a se arrastar um pouco. Não sei se os melhores casos ficaram no começo, se seria melhor se o livro fosse menos extenso ou se o problema fui eu mesmo. Mas a sensação foi a de que as situações começaram a se repetir, de certa forma.

Apesar disso, é uma leitura que recomendo bastante. Enriquecedora, inteligente e surpreendentemente divertida (sim, me sinto mal em admitir, mas algumas observações de Morris são irresistíveis, o que eu posso fazer?). Então, minha dica é: façam o que eu não fiz e leiam Medicina Macabra em doses homeopáticas.

Título original: The mistery of the exploding teeth and other curiosities from the history of medicine
Autor: 
Thomas Morris
Tradutor: Carlos Norcia
Editora: Darkside Books
Ano: 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s