Resenha de VHS – Cesar Bravo

Sejam bem-vindos a Três Rios. Uma pequena cidade no noroeste paulista, que abriga não apenas a seus habitantes, como também muitos segredos obscuros e mistérios sinistros. Sejam bem-vindos a Três Rios, mas torçam para encontrar a saída.

Se três for um número cabalístico para VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, aproveito para trazer, então, três razões para lê-lo: em primeiro lugar, porque Cesar Bravo é um autor brasileiro e contemporâneo; em segundo, por ser uma leitura de terror, gênero ainda não muito explorado pelos escritores nacionais; e por fim, por ser uma obra que explora tanto o cenário, quanto a cultura do nosso País – e, portanto, soa autêntica e familiar.

Em VHS, somos presenteados com 18 contos que fazem jus ao gênero do horror – Bravo, definitivamente, cumpre o que promete.  Um dos pontos que mais gostei no livro foi a versatilidade: uma vez no interior de São Paulo, transitamos por diversas épocas e exploramos diferentes temas. Crimes, violência e maldade humana? Temos. Criaturas sobrenaturais, fenômenos inexplicáveis e até feitiços sombrios? Também.

VHS também passeia por diferentes tipos de terror. Os meus favoritos são o psicológico e o sobrenatural, que  Bravo incorpora com louvor. O gore também tem presença forte, e confesso que foi o aspecto de que menos gostei. Em alguns contos e cenas, senti que a quantidade de sangue e violência não parecia ter muito propósito além da tentativa de chocar. Mas é por tudo isso que o livro agrada aos fãs de terror, ao mesmo tempo em que tem o poder de trazer novos leitores para o gênero.

O título e todo o projeto gráfico de VHS sugerem nostalgia, e o leitor pode se preparar para encontrar boas doses deste ingrediente. Adoradores de Stephen King (como o próprio Cesar Bravo) vão gostar de ver que Três Rios é como se fosse uma personagem do livro – assim como Maine é para o Rei do Terror. Um lugar em que a maldade vai além daquilo que é humano, e corre pelas ruas da cidade, como sangue em nossas veias.

Título original: VHS
Autor: 
Cesar Bravo
Editora: Darkside Books
Ano: 2019

*CONTÉM VIOLÊNCIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s