Resenha de Os prós e os contras de nunca esquecer – Val Emmich

View this post on Instagram

A cozinha de piso rosa e azulejos azuis. Ela sentada em uma das pontas da mesa, picando a carne, talvez. Eu de costas para ela, mexendo em algo no fogão. E flutuando pelo ar, a voz de John Lennon. ⠀ Quando eu fantasio sobre reencontrar a minha mãe, eu poderia imaginar o que quisesse: um jardim absurdamente florido, um mar impossivelmente azul ou até mesmo o céu. Mas eu sempre escolho relembrar todos os detalhes que ainda consigo de uma cena que se repetia todos os dias. Talvez, na tentativa de nunca ser capaz de esquecê-la. ⠀ Então, como eu poderia não me sentir profundamente tocada por um livro construído em torno da obra de John Lennon e da importância das lembranças? Como eu poderia não me identificar com Joan Lennon, a protagonista de 10 anos que, assim como eu, tem músicas dos Beatles e de John como trilha sonora de suas memórias? ⠀ Impossível. ⠀ Por isso, quando terminei Os prós e os contras de nunca esquecer, eu soube que uma resenha nunca seria o suficiente. Porque, mais do que falar sobre a obra de Val Emmich, eu queria poder transmitir um pouquinho do que eu senti durante a leitura. Então, eu tive a ideia de fazer o vídeo que compartilho aqui com vocês. Com lembranças de Joan, da ficção, e lembranças minhas, da vida real. E também memórias de John, na forma de uma das músicas mais belas e verdadeiras já feitas – In my life (ou a minha versão dela). ⠀ E mesmo que Beatles e John Lennon não signifiquem tanto para você quanto para mim, dê uma chance a Os prós e os contras de nunca esquecer. Porque, na verdade, essa é uma história sobre duas pessoas que precisam aprender a conviver com lembranças que surgem como feridas e nunca desaparecem. Mas cicatrizam e se tornam a prova de que fomos marcados e também deixamos marcas. A prova de que estivemos aqui. ⠀ Ou seja, essa é uma história sobre todos nós. ⠀ 📝 Val Emmich (tradução: Carolina Selvatici) | @intrinseca ⠀ 📱Conteúdo extra nos stories

A post shared by Nádia Tamanaha (@namanita) on

A cozinha de piso rosa e azulejos azuis. Ela sentada em uma das pontas da mesa, picando a carne, talvez. Eu de costas para ela, mexendo em algo no fogão. E flutuando pelo ar, a voz de John Lennon.

Quando eu fantasio sobre reencontrar a minha mãe, eu poderia imaginar o que quisesse: um jardim absurdamente florido, um mar impossivelmente azul ou até mesmo o céu. Mas eu sempre escolho relembrar todos os detalhes de uma cena que se repetia todos os dias. Talvez, na tentativa de nunca ser capaz de esquecê-los.

Então, como eu poderia não me sentir profundamente tocada por um livro construído em torno da obra de John Lennon e da importância das lembranças? Como eu poderia não me identificar com Joan Lennon, a protagonista de 10 anos que, assim como eu, tem músicas dos Beatles e de John como trilha sonora de suas memórias?

Impossível.

Por isso, quando terminei Os prós e os contras de nunca esquecer, eu soube que uma resenha nunca seria o suficiente. Porque, mais do que falar sobre a obra de Val Emmich, eu queria poder transmitir um pouquinho do que eu senti durante a leitura. Então, eu tive a ideia de fazer o vídeo que compartilho aqui com vocês. Com lembranças de Joan, da ficção, e lembranças minhas, da vida real. E também memórias de John, na forma de uma das músicas mais belas e verdadeiras já feitas – In my life (ou a minha versão dela).

E mesmo que Beatles e John Lennon não signifiquem tanto para você quanto para mim, dê uma chance a Os prós e os contras de nunca esquecer. Porque, na verdade, essa é uma história sobre alguém que precisa aprender a conviver com lembranças que surgem como feridas e nunca desaparecem. Mas cicatrizam e se tornam a prova de que existimos e sentimos.

Ou seja, uma história sobre todos nós.

Título originalThe Reminders
Autor: Val Emmich
Editora: Intrínseca
Ano: 201x

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s