Resenha de O Instituto – Stephen King

Eu não estaria mentindo se dissesse que O Instituto aplacou um pouco da minha saudade de It: a coisa. Claro, tudo em suas devidas proporções. Mas o fato é que já posso respirar aliviada por ter amado a mais recente obra de Stephen King.

Aos 12 anos, Luke Ellis é um verdadeiro gênio, além de ter poderes telecinéticos. No entanto, nada disso é suficiente para evitar o assassinato de seus pais e seu sequestro. Quando volta a si, o garoto se vê em um lugar quase idêntico ao próprio quarto, mas percebe que tem algo errado quando vê que o espaço não tem janelas.

Luke está no Instituto.

O local abriga crianças telecinéticas e/ou telepáticas. Na Parte da Frente, os “hóspedes” passam por experiências cruéis para que seus poderes sejam levados ao limite. No entanto, quando vão para a Parte de Trás, ninguém sabe exatamente o que acontece. A certeza que Luke e seus amigos, Kalisha, George, Nick e Iris, têm é que quem vai para lá nunca volta.

Poderes paranormais, conspirações do governo, crianças em apuros, a importância da amizade… O Instituto não traz nenhum elemento que King já não tenha usado. Mas, como o bom contador de histórias que é, o autor ainda é capaz de nos trazer uma trama totalmente nova. Lançado em 2019, o livro é também extremamente atual, seja na tecnologia, no contexto social ou até mesmo político (o autor deu um jeito de fazer suas críticas a Donald Trump, por exemplo).

No início, O Instituto me lembrou bastante de A Zona Morta, outro livro de King de que gosto bastante. E talvez as semelhanças não sejam tão evidentes, mas as duas histórias me causaram as mesmas sensações – todas ótimas, diga-se de passagem. E é impossível conhecer a história de Luke e não lembrar também de Charlie, de A Incendiária, um dos clássicos do autor. É como se ele tivesse reunido vários aspectos que funcionaram em obras anteriores para escrever O Instituto. E suas escolhas foram certeiras!

Ainda é cedo para dizer se o novo livro de King entra na lista dos meus favoritos do autor. Mas eu gostei o suficiente para sentir saudade dos personagens e até desejar uma continuação – o final não descarta uma sequência. Bom, só o tempo dirá…

Título originalThe Institute
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Ano: 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s