Quando falamos sobre manifestações paranormais, sempre pensamos em casas habitadas por fantasmas. Mas sabia que os objetos também pode ser assombrados?
Objetos sobrenaturais, de Stacey Graham, não me deixa mentir! No livro de não ficção, a autora (e caça-fantasmas) nos apresenta uma série de artefatos relacionados a acontecimentos inexplicáveis e assustadores: desde bonecas e móveis até (acreditem!) ossos e carros.
Como tenho alma trevosa, quanto mais puder aprender sobre esses assuntos obscuros, melhor! E Objetos sobrenaturais começa de maneira realmente didática. Nas primeira páginas do livro, Stacey revela alguns sinais que podem indicar atividade paranormal e também explica quais são os tipos de fantasmas. E aos colecionadores em potencial (eu não, obrigada), a autora lista alguns dos melhores lugares para encontrar objetos sobrenaturais.
Depois, é a vez de conhecermos os casos reais – começando pelas famigeradas bonecas, como não poderia ser diferente! Muitas histórias datam de séculos atrás, e algumas são realmente sinistras. Nunca vamos saber se tudo o que foi relatado realmente aconteceu, mas só a possibilidade já é de deixar o cabelo em pé. Os meus capítulos preferidos foram Hotéis assombrados (impossível não pensar no Overlook, de O Iluminado) e Hollywood Bible, que conta casos envolvendo celebridades como Marilyn Monroe e James Dean.
Apesar de se tratar de histórias reais, Objetos sobrenaturais não mexeu comigo como 1977: Enfield e não me envolveu como Lady Killers, por exemplo. E confesso que, embora eu aprecie um senso de humor sarcástico, achei que, em alguns momentos, Graham exagerou um pouco na dose – afinal, estamos falando de morte e, muitas vezes, de histórias tristes. Mas, para quem não cansa de explorar o desconhecido, a leitura é praticamente obrigatória! O único problema é que começamos a nos perguntar se também não temos algum objeto sobrenatural em casa…
Título original: Haunted stuff: demonic dolls, screaming skulls and other creepy collectibles
Autor: Stacey Graham
Editora: Darkside Books
Ano: 2014